Connect with us

Nossa Cidade

Campinas ganha prêmio internacional com programa de Parques Lineares

Campinas conquistou nesta quinta-feira, 7 de novembro, com seu programa de Parques Lineares, classificação Bronze no Prêmio LivCom Awards 2024, competição realizada dentro do 12º Fórum Urbano Mundial com foco nas melhores práticas internacionais relacionadas à gestão do meio ambiente e desenvolvimento local. O prêmio foi concedido na categoria cidade com mais de 400 mil habitantes.

Um total de 247 cidades de todo o mundo participaram da competição e 37 foram qualificadas como finalistas. Com o tema “Estratégia do município de Campinas (SP) para conectar Soluções Baseadas na Natureza à transformação socioambiental e territorial”, o programa de parques lineares foi avaliado por um juri internacional composto por especialistas em diferentes áreas.

“É muito bom ver um trabalho de Campinas sendo premiado num evento dessa magnitude, escolhido entre as cidades de todo o mundo que têm agido
no sentido de adaptação às mudanças do clima e no de soluções baseadas na natureza. Esse reconhecimento traz um incentivo muito grande para as equipes prosseguirem implementando um programa tão ambicioso como é o de Parques Lineares do município de Campinas”, diz o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Rogério Menezes.

12º Fórum Urbano Mundial

Campinas participa do 12º Fórum Urbano Mundial por meio dos assessores técnicos da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), bióloga Ângela Guirao, e engenheiro ambiental Gabriel Dias Mangolini Neves. O evento, sediado no Cairo, capital do Egito, teve início no dia 4 de novembro e se encerra nesta sexta-feira, 8. A viagem dos técnicos foi patrocinada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Durante o evento, os especialistas participaram de discussões relacionadas à viabilidade de projetos para adaptação às mudanças climáticas, implementação de Soluções baseadas na Natureza e planejamento ambiental com cidades e organizações do mundo inteiro.
 

Os técnicos participaram de sessões interativas de capacitação técnica entre cidades do Brasil, Equador, Marrocos, Tunísia, Quênia e Uganda, além da presença de especialistas de organizações financeiras e do terceiro setor.

Campinas também participou como palestrante em duas sessões do Fórum: “Alavancando o Potencial Transformador das Finanças para Ação Climática nas Cidades – Aprendendo com o Brasil”, e “Adaptação justa e com boa relação custo-benefício – Soluções baseadas na natureza e infraestrutura verde para cidades, desafios e oportunidades”, ambos com a participação de vários institutos internacionais e brasileiros.

12º Fórum Urbano Mundial

O Fórum Urbano Mundial (WUF) foi criado em 2001 pelas Nações Unidas para abordar uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto em comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

Com o tema: “Tudo começa em casa: ações locais para cidades e comunidades sustentáveis”, o WUF12 se concentrou nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançando luz sobre as ações e iniciativas locais necessárias para conter os atuais desafios globais que afetam a vida diária das pessoas, incluindo moradias inacessíveis, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, falta de serviços básicos e conflitos em andamento.

Sair da versão mobile