Connect with us

Nossa Cidade

Campinas Innovation Week começa no dia 10 de junho com foco no empreendedorismo e na sustentabilidade

O Campinas Innovation Week (CIW) promete colocar a cidade no circuito nacional de eventos da área de tecnologia. Durante quatro dias, cerca de 15 mil pessoas devem passar pelos quatro espaços destinados a palestras, reuniões de negócios e shows. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no site oficial do evento (https://campinasinnovationweek.com.br/).

Na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, durante entrevista para a imprensa, o prefeito Dário Saadi falou da importância do evento para a cidade. “É um evento importante para o Brasil que, tenho certeza, vai colocar Campinas na posição certa, de cidade centro de tecnologia, de inovação e do conhecimento”, disse. “Este é um dos eventos mais importantes das comemorações dos 250 anos de Campinas que reconhece o seu passado e olha para um futuro que só existe com inovação, pesquisa, ciência e tecnologia”, concluiu.

A realização é da Prefeitura de Campinas, em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a Fundação Fórum Campinas, a Venture Hub e a 100 Open StartUps.

 

O CIW vai reunir quatro eventos em um único espaço, no prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio), uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados, totalmente reformada. No dia 11, acontece a Retail Conference; 12 e 13, a Inova Trade Show; e o TechStart Summit e a OiWeek encerram a programação, na sexta-feira, 14.

 

“Temos aqui importantes universidades, empresas, laboratórios, o que fortalece nossa vocação tecnológica e inovadora. O Campinas Innovation Week vem coroar tudo isso e nos colocar no cenário nacional de debate sobre indústria 4.0, inteligência artificial, transição energética, empreendedorismo e tantos outros temas da atualidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

Para Bruno Rondani, da 100 Open Startups, um dos diferenciais do evento é contemplar diferentes vertentes. “Todos os grandes festivais de inovação têm esse objetivo de conexão, de interações e de criar o novo, mas o Campinas Innovation Week foi além, considerando a inclusão, a diversidade, a arte e o entretenimento”, disse. “Campinas é reconhecida e atrai parcerias de pesquisa do mundo todo, por isso esse tipo de evento é fundamental”, completou.

 

Além da geração de cerca de 400 empregos diretos e indiretos e de envolver outros 500 profissionais na organização, o CIW também vai influenciar na taxa de ocupação dos hotéis, que deve ficar em 70%, além de movimentar os restaurantes da cidade.
 

Sair da versão mobile