Connect with us

Nossa Cidade

Campinas institui Brigada da Dengue para reforçar prevenção em equipamentos da Administração

A Prefeitura de Campinas instituiu nesta sexta-feira, 12 de abril, o Compromisso Campinas de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses entre as secretarias municipais. O Decreto 23.300 publicado no Diário Oficial também cria a Brigada da Dengue em todos os órgãos e entidades da Administração direta e indireta.

 

Os grupos serão compostos de servidores preparados em um curso básico de combate ao Aedes aegypti, que será administrado pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

 

“A ideia é que a gente tenha um exército de servidores informados para, além das atividades rotineiras de trabalho que a gente já faz, unir força contra o mosquito”, explica a assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Priscilla Bacci Pegoraro.

 

O objetivo é eliminar qualquer criadouro do mosquito Aedes aegypti em todos os equipamentos públicos. Na prática, as secretarias passam executar o que está previsto no Plano Municipal

de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses Urbanas.

 

“Trata-se de uma importante estratégia do Compromisso PMC. Um aprimoramento nas ações de prevenção e controle”, comenta Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil e coordenador do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses e Zoonoses.

 

O decreto enfatiza que a atuação da Brigada da Dengue não desobriga os demais servidores e gestores a zelarem por um ambiente de trabalho seguro e sem criadouros.

 

“Apesar de ser um problema de saúde, ele não é um problema da Secretaria de Saúde. Cada um dos órgãos pode reforçar esse olhar para dentro dos seus espaços e tomar as providências cabíveis”, reforça Priscilla.

 

As atividades da Brigada são consideradas de relevante interesse público e não será remunerada. No caso de imóveis desocupados, caberá ao dirigente do órgão ou entidade responsável pela sua administração providenciar equipes de trabalho volantes para a realização das medidas previstas no decreto.

 

As secretarias e órgãos da administração direta e indireta que atuam em áreas verdes também devem realizar treinamento periódico dos servidores com relação às medidas de prevenção à Febre Maculosa.

Sair da versão mobile