Nossa Cidade
Campinas lança chatbot para facilitar integração entre pacientes e SUS Municipal
O recurso integra a série de 250 realizações da Prefeitura para celebrar os 250 anos da metrópole, e vai evitar deslocamento das pessoas para buscar informações pessoalmente nas unidades de saúde. Ele funciona da seguinte maneira:
– Na plataforma, a assistente virtual Ana permite que os usuários acessem as principais informações da Pasta, incluindo saúde da criança, orientações sobre dengue, saúde da mulher, saúde bucal, atendimento domiciliar, informações sobre zoonoses e listas de medicamentos e vacinas disponíveis em cada uma das unidades. Há, ainda, a possibilidade de obter resultados de exames on-line, a partir de dados ou uso de QR Code.
– A ferramenta também consegue disparar avisos importantes à população, como o alerta semanal da dengue, aviso de visitas de agentes para eliminação de criadouros, entre outras informações relevantes. Durante o Carnaval, por exemplo, foram enviados cards de cuidados para prevenção e combate à dengue.
“Isso vem para somar. Não estamos tirando médicos do presencial e transferindo para o virtual. Essas consultas são adicionais, vem para somar no atendimento que existe”, ressaltou o prefeito, Dário Saadi.
O secretário de Saúde, Lair Zambon, enfatizou que a ferramenta significa um progresso na assistência e auxilia na organização dos serviços de saúde em Campinas. “Em Saúde, o importante é que o acesso seja fácil e o problema seja resolvido”, falou.
Testes com especialidades aprovados
Em janeiro, a Secretaria de Saúde realizou testes via chatbot para oferta de teleconsultas em quatro especialidades: neurologia, reumatologia, gastroenterologia e dermatologia.
Pacientes com encaminhamento dos centros de saúde (CSs) receberam mensagens da Ana, assistente virtual da Pasta, que propôs a mudança da modalidade presencial para digital e, com isso, a antecipação do atendimento.
Das 1.457 mensagens concluídas, 1.405 alegaram ainda precisar do atendimento. Deste total, 1.135, o equivalente a 81%, aceitaram a teleconsulta e os atendimentos digitais já começam nesta quinta-feira, 15 de fevereiro.
"A motivação que nos levou a esse projeto é aproximar o nosso usuário dos nossos serviços e nos aproximarmos dos nossos usuários. A gente quer que a Secretaria Municipal de Saúde seja caracterizada por inovação, por trazer o serviço fácil e ágil", explicou a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti.
Já quem recusou a substituição segue normalmente na espera pela consulta presencial. Logo, a medida qualifica e “limpa” as filas de espera.
“Veio a pandemia de covid-19 e muita gente esquece que ficamos dois anos e vários meses sem poder atender especialidades e realizar consultas eletivas, por causa da reestruturação da rede. Isso sobrecarregou, impactou em uma fila que já existia”, afirmou o prefeito. Ele lembrou ainda que Campinas é referência na área de saúde e, em média, 20% a 25% dos atendimentos são de pacientes residentes em outras cidades, e há casos em que o percentual chega a 35%, por exemplo, como na especialidade de neonatologia.
Saúde Digital
Campinas teve 3,4 mil atendimentos pela Saúde Digital em janeiro. O total inclui 2,5 mil teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico por meio de um computador ou celular. O restante é referente às teleinterconsultas, quando profissionais dos CSs trocam informações e opiniões com especialistas de Policlínicas e outros parceiros do Município para otimizar a assistência em casos nas áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia.
Este recurso foi implementado pelo governo Dário Saadi em março de 2023. Desde então, a Saúde Digital atendeu 22,9 mil e, deste total, 13,9 mil foram teleconsultas. O resultado mostra o avanço para a consolidação do serviço de assistência médica on-line para atender à população e ainda ampliar a oferta e qualificação do SUS Municipal.
Do total de teleconsultas feitas desde o ano passado, 499 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa que, na prática, somente 3,5% das consultas exigiram conversão para um atendimento desta forma. A nota média de satisfação dos pacientes que usaram o serviço é de 8,9.
Vem mais pela frente
Dentro do “Acesso Fácil”, também está em fase implantação o WhatsApp Business, que permitirá aos pacientes “conversar” diretamente com a unidade de saúde de referência.
250 realizações
O lançamento do chatbot da Saúde integra a série de realizações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.