Nossa Cidade
Campinas marca presença na 4ª Conferência Nacional da Juventude
Realizada entre os dias 14 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses, em Brasília, a 4ª Conferência Nacional da Juventude foi promovida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), da Secretaria Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional da Juventude.
O evento reuniu milhares de jovens e gestores de todos os estados do Brasil. A Região de Campinas foi representada por 14 delegados das cidades de Campinas, Hortolândia e Monte Mor, eleitos pela Etapa Estadual, que teve participantes de diversos movimentos sociais e organizações de juventudes.
A cerimônia de abertura contou com a participação do Presidente da República, bem como outras autoridades nacionais, ministros, secretários e representantes da sociedade civil através da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE).
A 4ª Conferência Nacional da Juventude promoveu painéis temáticos e debates das propostas de políticas públicas para a juventude apresentadas nas estaduais, distribuídas nos 11 eixos do Estatuto da Juventude mais o Sinajuve (Sistema Nacional de Juventude).
O Sinajuve é uma forma de articulação e organização da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil para a promoção de políticas públicas de juventude.
O Sinajuve foi instituído pela Lei nº 12.852/2013. O sistema tem como principais objetivos promover a participação social dos jovens na formulação, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de juventude; estimular o intercâmbio de boas práticas, de programas e de ações que promovam os direitos dos jovens previstos no Estatuto da Juventude; integrar as políticas públicas de juventude ao ciclo de planejamento e orçamento públicos anual e plurianual; ampliar a produção de conhecimento sobre a juventude; incentivar a cooperação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público e as Defensorias Públicas da União, dos Estados e do Distrito Federal para a observância do Estatuto da Juventude; e estimular e articular a elaboração e a implementação dos planos de juventude dos entes federativos.
Foram eleitas até 3 propostas prioritárias por eixo, dentre elas a regulamentação do Sinajuve e a instituição do Fundo Nacional de Juventude, para financiamento das políticas públicas, e repasse de recursos aos estados e municípios. As propostas aprovadas na Conferência nortearão o poder público, nas três esferas de governo, para a avaliação, construção e implementação de políticas de juventude em todo o país.