Connect with us

Nossa Cidade

Campinas participa da abertura da Semana de Urbanismo em Brasília

Foi aberta oficialmente na tarde desta quarta-feira, 27 de novembro, a Semana de Urbanismo, durante solenidade no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em Brasília. Campinas participou com a presença da secretária de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, que representou o prefeito Dário Saadi. Evento discutiu ações para a requalificação dos centros urbanos e maior proximidade entre os governos federal e municipais.

O evento foi marcado pela assinatura de acordos de cooperação técnica e cartas de compromisso pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Ministério das Cidades (Mcid) e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habit).

O convite para participação de Campinas foi feito pela deputada federal e presidente da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, Tabata Amaral. Na abertura do encontro, a Frente realizou uma prestação de contas das atividades do ano de 2024 e adiantou expectativas para 2025.

Para a secretária municipal de Urbanismo, a participação foi importante para a troca de informações e como incentivo para uma nova agenda urbana focada no desenvolvimento sustentável das cidades. “Em Campinas já estamos na trilha do desenvolvimento sustentável e a meta é ampliar as ações e a criação de políticas públicas que ordenem o espaço com mais qualidade de vida para as pessoas, com incentivos à economia criativa, empreendedorismo e comércio em geral. O fomento para a requalificação dos centros das cidades é fundamental e há esse interesse dos poderes Executivo e Legislativo em contribuir para o planejamento integrado e sustentável em áreas centrais. São muitas possibilidades para os municípios buscarem apoio na Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos e diretamente no Governo Federal, por meio dos ministérios”, afirmou Carolina Baracat Lazinho.

Caminhos

O ministro Márcio França, do Empreendedorismo, participou do evento e falou sobre sua experiência no Governo do Estado de São Paulo e planos sobre a ocupação do centro de São Paulo. Para ele, fomentar a moradia nas áreas centrais da cidade e estimular projetos de retrofit para fins habitacionais é a forma de dar uso para os espaços urbanos. França também falou sobre as linhas de crédito do ministério que estão disponíveis para os empreendedores que podem ajudar a alavancar novos negócios e contribuir para a revitalização de áreas nas cidades.

O Ministério das Cidades, representado pelo secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé, participou da assinatura da carta de intenção que firma compromisso para implementar ações voltadas para o fortalecimento urbano e a inclusão social. O objetivo é promover o desenvolvimento urbano sustentável, reduzir as desigualdades e ampliar o acesso a bens e serviços nas áreas centrais das cidades. Em sua fala na cerimônia, Tomé destacou as linhas de financiamento do Ministério que são destinadas aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas.

Também foi lançada a Cartilha da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais e realizada a posse da Mesa Diretora e do Conselho da Rede.

Entre os dias 28 e 30 de novembro, dando continuidade à Semana de Urbanismo, será realizado em Brasília o IX Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE). Organizado pela InREDE, em parceria com o Ministério das Cidades, o Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU-Habitat) e a Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ), o evento discutirá o planejamento sustentável do centros urbanos brasileiros.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com