Nossa Cidade
Campinas participa de evento, no Rio, sobre investimentos imobiliários em revitalização de centros urbanos
Em busca de experiências e iniciativas que possam contribuir para o projeto “Nosso Centro”, de requalificação da região central de Campinas, a secretaria municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, participou nesta quinta-feira, 4 de abril, do “Fórum GRI Centro do Rio de Janeiro – Quais as oportunidades para real estate?”. Ela também se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões.
Organizado por um grupo fechado de relacionamento de negócios, o GRI Club, o encontro teve como foco oportunidades de investimentos para o mercado imobiliário a partir da proposta de revitalização do centro da cidade do Rio de Janeiro.
“Viemos participar para conhecer mais a fundo o desenho proposto no projeto carioca e também ouvir dos investidores quais são os atrativos e desafios de iniciativas de requalificação de áreas centrais de metrópoles”, explica a Carolina Baracat. Em Campinas, uma lei municipal incentiva proprietários de imóveis do quadrilátero central a reformar e atualizar construções, por meio de benefícios urbanísticos e fiscais.
A secretária municipal foi ao Rio a convite do grupo Avança Campinas, uma iniciativa formada por empresários que tem como objetivo contribuir para o crescimento da cidade e atração de investimentos. A presidente do grupo Avança Campinas, Camila Dias, também participou da reunião. A empresária é uma das defensoras das iniciativas para a requalificação do centro de Campinas.
O encontro teve a participação de representantes do setor imobiliário e da construção civil e também de organismos estatais com representação nacional. Entre outros, estiveram presentes Jorge Arraes, secretário municipal de Coordenação Governamental da Prefeitura do Rio de Janeiro; Sérgio Bini, vice-Presidente de Fundos Caixa Econômica Federal; Gustavo Guerrante, presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos; e Osmar Lima, chefe de Departamento da Área de Estruturação de Projetos do BNDES. A moderação foi de Ilan Nigri, diretor de Real Estate da Vinci Partners.