Connect with us

Nossa Cidade

Campinas participa de fórum da Unesco sobre racismo e discriminação, em São Paulo

Representando Campinas, a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, participou na última semana do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação da Unesco. O encontro, realizado em São Paulo, contou com a participação de especialistas brasileiros e internacionais.
 
“O evento foi muito rico, porque as discussões que estamos fazendo em Campinas, nas diversas vertentes das políticas afirmativas, estavam todas representadas nos painéis do Fórum”, disse a secretária. “É bom oxigenarmos as nossas práticas a partir da participação em espaços como este, ainda mais quando somos convidados pela mais alta gestão desses órgãos internacionais”, completou.
 
Outro ponto de destaque na visão da secretária foi a participação de Campinas no lançamento do relatório que trata do aumento da participação dos jovens na governança urbana por meio dos conselhos municipais da juventude. “Nosso trabalho tem sido referência para as ações da Unesco. É fantástico a deferência que um órgão internacional como este tem com os programas de Campinas”, completou.
 
A secretária também participou de uma oficina, considerada muito rica por ela. “Eu pude falar sobre o nosso trabalho em políticas afirmativas, sobretudo nas questões raciais. Ao final, fomos procurados por representantes de outros países que queriam saber mais sobre nossas ações e também para possíveis colaborações”, completou.
 
 
Campinas
 
Dentro desta temática discutida na Unesco, Campinas tem desenvolvido diversas ações. Após implantar a Lei de Cotas, que está sendo aplicada nos concursos e processos seletivos da Prefeitura, foi lançado o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão.
 
“A Lei de Cotas é um grande passo, mas não é o único. Não basta melhorar o acesso de pretos e pardos ao serviço público é preciso garantir que todos tenham a oportunidade, em condições mais equânimes, ao exercício da liderança e ocupação de espaços de decisão”, explicou Eliane Jocelaine.
 
A implantação da Comissão de Heteroidentificação para concursos e processos seletivos e do Comitê de Assédio Moral, além da criação do Guia de Terminologia são outros exemplos do trabalho que a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas está desenvolvendo na área de políticas afirmativas.
Sair da versão mobile