Nossa Cidade
Campinas participa de reunião de comitê internacional pela Biodiversidade
O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, Rogério Menezes, representou nesta terça-feira, 30 de maio, o prefeito Dário Saadi na reunião virtual do Comitê Consultivo sobre Governos
Locais e Biodiversidade (CBD).
O encontro, organizado pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), teve por objetivo reunir os integrantes do Comitê para troca de experiências e fornecimento de subsídios em apoio ao plano de ação da Convenção das Nações Unidas (ONU) para a conservação da biodiversidade, definido pela COP 15 (Canadá 2022). Campinas representa, junto com São Paulo, Curitiba e Medellín, as únicas cidades da América do Sul que compõem o CBD.
Ações
Ao lado da diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao, Rogério Menezes apresentou ao grupo as ações específicas que Campinas vem implementando tanto na parceria com municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) como dentro de seu território para promover a conservação da biodiversidade. Entre os programas apresentados estão a definição de uma área de conectividade na RMC, visando a conexão de áreas ambientalmente relevantes para a região, e o estudo e publicação de um plano para implementação da Área de Conectividade.
Outras iniciativas citadas são o programa Pagamento por Serviços Ambientais; reflorestamento com mais de 400 mil mudas plantadas; corredores ecológicos; programa de educação ambiental, preservação de 30% do território municipal por meio da criação de Áreas Protegidas, entre outras ações.
“A presença neste seleto grupo consultivo demonstra a contribuição dos planos ambientais de Campinas para o desenvolvimento do quadro de biodiversidade local e apoio ao Plano de Ação da COP 15”, avalia Menezes.
Cop 15
Campinas participou, em dezembro de 2022, em Montreal, no Canadá, da 15ª Conferência das Partes (COP 15) da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB). A COP 15 é considerada a conferência internacional mais importante para deter e reverter a perda da biodiversidade, em declínio no planeta.