Connect with us

Nossa Cidade

Campinas participa do evento virtual “Hora do mamaço” nesta sexta-feira

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, Campinas participa nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, às 19h, do evento virtual “Hora do mamaço”. O programa é organizado pelo Movimento de Mulheres Militantes da Amamentação, com o apoio da Prefeitura de Campinas. O evento  faz parte da programação do Agosto Dourado, cujo tema este ano é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”.

Para participar do “Mamaço”, basta baixar o aplicativo Google Meet e clicar no link https://meet.google.com/zsw-dpms-msa nesta sexta-feira, às 19h.

O encontro terá uma roda de conversa com o pediatra Paulo Bonilha, que vai falar sobre as dificuldades iniciais na amamentação. Bonilha foi coordenador de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e é mestre em saúde da criança e do adolescente.

Agosto Dourado

A  Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou uma série de atividades virtuais para celebrar o Agosto Dourado – mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Por meio de mensagens em redes sociais, fórum, seminário e a “Hora do Mamaço”, objetivo é reforçar a ideia de que o leite materno é o alimento mais completo do mundo e, mesmo durante a pandemia, esse momento de cuidado entre a mamãe e o bebê é fundamental.

A próxima atividade está programada para o dia 19 de agosto, a partir das 14h, quando será realizado o Fórum Virtual de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas – Amamentação e Introdução Alimentar. Entre os assuntos que serão discutidos estão “Impacto do aleitamento materno no desenvolvimento de doenças crônicas na infância e na adolescência”; “Estímulos e desestímulos ao aleitamento materno”; “Métodos de introdução alimentar – prós e contras”; e “Aleitamento materno como eixo temático do Plano da Primeira Infância Campineira (PIC)”.

Durante todo o mês, a programação do Agosto Dourado em Campinas inclui também a participação das unidades de saúde da rede municipal que trabalham o tema com suas equipes, profissionais e mães.

Neste ano, devido à pandemia, além do atendimento normal das gestantes, puérperas e recém-nascidos nas unidades, as equipes dos Centros de Saúde estão enviando às pacientes mensagens via redes sociais com dicas e depoimentos sobre a importância do aleitamento materno. Agentes de saúde também visitam em casa as pacientes com dificuldades para amamentar, se for o caso.

Sair da versão mobile