Nossa Cidade
Campinas participará de fórum internacional sobre segurança viária
As experiências campineiras na área de mobilidade urbana e o compromisso com o Plano de Segurança Viária serão discutidos durante encontro regional do Fórum Latino-Americano de Segurança Viária, na próxima quinta-feira, 8 de junho. Na data, o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, participará de um painel com representantes de outras cidades em vários Estados do Brasil, representando a Prefeitura e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O Plano de Segurança Viária de Campinas deve ser lançado no final de 2023.
O Fórum Latino-Americano de Segurança Viária da Cidade do México ocorre nos dias 5 e 6 junho, no Faro Cosmos. A organização é da Secretaria de Mobilidade da Cidade do México (SEMOVI) e da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS). O objetivo é compartilhar conhecimentos, experiências e ações sobre segurança viária com especialistas de diferentes cidades do mundo – Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México.
O encontro debaterá temas como análise de dados, projeto de ruas, construção de infraestrutura segura, programas para evitar acidentes de trânsito, promoção da mobilidade sustentável e oficinas de segurança viária voltadas para motociclistas. O objetivo é fortalecer a segurança viária na capital e promover boas práticas em nível local, nacional e internacional, estimulando que a tomada de decisões ocorra com base em dados e evidências científicas.
Encontro regional
O encontro regional do qual Campinas participa ocorre nos dias 7 e 8 de junho, reunindo países e cidades integrantes da Iniciativa Bloomberg na América Latina. Os municípios participantes poderão compartilhar experiências com representantes da Fundação Bloomberg Philanthropies, outros países da América Latina e organizações parceiras da BIGRS.
Profissionais de Dados e Fiscalização da BIGRS que apoiam as equipes técnicas de Campinas irão compartilhar as ações que vêm sendo desenvolvidas na cidade. A Emdec também será representada pelo Gerente da Divisão de Fiscalização e Operação, Claudionir Thomas de Sá; e pelo Coordenador da Área de Fiscalização e Operação de Trânsito, Marcelo Carpenter Ferreira.
O Fórum Latino-Americano reunirá ainda órgãos internacionais que vêm oferecendo assistência técnica e financiamento para viabilizar transformações nas áreas de mobilidade urbana sustentável e segurança no trânsito – Organização Mundial de Saúde (OMS), World Resources Institute (WRI), Vital Strategies, Iniciativa Global de Desenho de Cidades da National Association of City Transportation Officials (GDCI), Universidade Johns Hopkins, Parceria Global pela Segurança Viária (GRSP, na sigla em inglês), Banco Mundial e Towards Zero Foundation – Latin NCAP (Programa de Avaliação Independente para Veículos Novos).
Colaboração
O convênio firmado entre a Prefeitura de Campinas e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) foi formalizado em abril de 2022. Desde a parceria, o município passou a contar com uma equipe de técnicos especializados e uma rede internacional de organizações, que oferecem apoio para a implementação de estratégias para prevenir mortes e feridos no trânsito.
A colaboração se estende até 2025 e ocorre em quatro eixos, que envolvem suporte às ações do município para melhorias no gerenciamento de dados, mobilidade e infraestrutura viária, fiscalização, educação e comunicação.