Nossa Cidade
Campinas poderá ter chuvas fortes entre quinta e sexta-feira, alerta Defesa Civil
A região de Campinas pode ter chuvas fortes entre esta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de novembro, de acordo com o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os níveis de acumulados de chuva poderão variar entre alto e muito alto e há condições para temporais.
A Prefeitura de Campinas mantém equipes de prontidão em diversas áreas como Defesa Civil, Serviços Públicos, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Desenvolvimento e Assistência Social para atender as ocorrências relacionadas às chuvas fortes.
“Campinas mantém um sistema de prontidão envolvendo várias secretarias municipais para atender em situações relacionadas às chuvas. Em caso de emergência, os cidadãos devem ligar no telefone 193 do Corpo de Bombeiros e, se precisar de vistoria em imóveis afetados pelas chuvas, entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
É muito importante que a população adote medidas preventivas e não se arrisque a passar por áreas nas quais há riscos. A Defesa Civil recomenda atenção às áreas mais vulneráveis, porque pode haver riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e acontecimentos relacionados a raios, vento forte e granizo.
O 199 da Defesa Civil de Campinas está disponível 24 horas para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. É fundamental que a Defesa Civil seja chamada para situações como essas para que vá ao local e acione todos os órgãos necessários para atender a ocorrência. No caso de solicitações para podas e extrações de árvores na rotina, o contato é pelo telefone 156.
Agilidade no atendimento
Todo fim de semana há equipe de plantão do Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos, que é responsável pela retirada de árvores que tenham caído por causa de chuvas e ventos. Quando ocorre queda de árvores, a Defesa Civil aciona o Departamento de Parques e Jardins, que envia a equipe de poda e extração ao local da ocorrência. Em casos de quedas em vias públicas ou imóveis, a prioridade é desobstruir as passagens para veículos e pedestres. As equipes iniciam o corte por galhos e troncos que estejam bloqueando ruas e calçadas, para liberar os caminhos. Quando envolve a fiação elétrica, a CPFL também é acionada para trabalhar em conjunto.
Operação Chuvas de Verão 2024/2025
A Defesa Civil de Campinas realizou uma audiência pública, na segunda-feira, 4 de novembro, para divulgar as ações do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2024/2025 e receber sugestões dos cidadãos para contribuir com o planejamento. A Operação Chuvas de Verão ocorre todos os anos entre 1º de dezembro e 31 de março. O período pode ser alterado conforme as condições meteorológicas. Sidnei Furtado destacou que “é evidente a necessidade de prepararmos, cada vez mais, a sociedade civil para enfrentar as situações adversas”.