Nossa Cidade
Campinas projeta o futuro para se consolidar como polo de alta tecnologia e inovação
Com a presença de líderes empresariais, governamentais e acadêmicos, o prefeito Dário Saadi aproveitou sua participação no “Encontro de líderes: o futuro que já está aqui” para deixar claro que Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) é um projeto estratégico não apenas para Campinas, mas para todo país. O evento ocorreu nesta quinta, 5 de outubro, no Vitoria Hotel Concept, e discutiu temas importantes como a transformação e consolidação de Campinas como polo de alta tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável em nível global.
O encontro foi organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, a Unicamp e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na abertura oficial, o prefeito Dário, foi enfático ao afirmar: “o HIDS vai ampliar nosso potencial inovador e transformar Campinas”. Na sequência, Michael Hennessey, especialista da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do BID, também enalteceu a parceria da entidade para concretizar o projeto.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, fez questão de enfatizar a importância de divulgar o potencial inovador das instituições. “Temos diversas organizações de peso na cidade e que fazem a diferença no país. É preciso fazer o campineiro ter orgulho disso”, afirmou.
O primeiro painel ficou por conta do professor Mariano Laplane, que fez a apresentação do HIDS, posicionando o projeto como um dos três mais sofisticados do país e capaz de tratar problemas globais. Em seguida, Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da FFCi, abordou o tema “Construindo uma nova realidade para Campinas e região. Polo de Alta Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”.
Inova Trade Show
O evento também foi marcado pelo lançamento da 10ª edição do Inova Trade Show, previsto para acontecer em maio de 2024 e com a proposta de reunir e promover todo o ecossistema de inovação.