Nossa Cidade
Campinas recebe boas avaliações de programas voltados à pessoa idosa
Os rankings do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável e do Programa de Equipagem Conselho da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, colocaram Campinas em posição de destaque na avaliação nacional. Em ambos, a cidade está em 25º lugar em todo o País e em 3º lugar no Estado, precedida de São Paulo e Guarulhos. Os rankings estão disponíveis em https://www.gov.br/mdh/pt-br/programas-de-equipagem/ranque-de-municipios/programa-viver e https://www.gov.br/mdh/pt-br/programas-de-equipagem/ranque-de-municipios/pessoa-idosa.
“Campinas tem uma política pública de Direitos Humanos marcada pelo compromisso e pela busca na excelência na prestação de serviços”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Viver
O Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável do governo federal foi instituído pelo Decreto nº 10.133/2019 e visa contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável da população idosa no Brasil. O programa tem como objetivos proporcionar a inclusão digital e social da pessoa idosa, bem como apoiar e capacitar essa população para que possa participar e se inserir nos diversos âmbitos da sociedade.
O programa desenvolve ações em quatro campos de atuação: tecnologia, saúde, mobilidade física e educação. Essas ações envolvem o uso de tecnologias sociais, a oferta de cursos e oficinas, a realização de atividades físicas e culturais, a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida.
O público beneficiário do programa são as pessoas idosas que sentirem necessidade e/ou desejo de participar do projeto, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldades de acesso aos serviços públicos. O programa conta com a parceria de diversos órgãos e entidades públicas e privadas, como prefeituras, universidades, organizações da sociedade civil e empresas.
Conselho da Pessoa Idosa
O Programa de Equipagem do Conselho da Pessoa Idosa é um programa do governo federal que visa a doação de equipamentos essenciais ao funcionamento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa nos contextos municipal, estadual e distrital. O programa foi instituído pelo Decreto nº 10.520/2020 e regulamentado pela Portaria nº 20/2021. Tem como objetivo contribuir para a ampliação de serviços, integração e fortalecimento de políticas públicas de promoção e defesa dos direitos humanos da população idosa, especialmente aquela em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldades de acesso aos serviços públicos.
O programa conta com a parceria de diversos órgãos e entidades públicas e privadas, como prefeituras, universidades, organizações da sociedade civil e empresas. O programa realiza chamamentos públicos para selecionar os municípios que podem receber o kit de equipagem, que inclui um veículo, três computadores, um projetor, uma Smart TV, uma impressora, uma caixa acústica e um bebedouro.