Nossa Cidade
Campinas recebe coordenador da Defesa Civil de Curitiba para intercâmbio de projetos
O Centro de Resiliência de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, recebeu mais uma visita na tarde desta quarta-feira, 7 de fevereiro, com o objetivo de compartilhar projetos na área de redução de riscos de desastres. O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro, conheceu ações de Campinas e apresentou o que tem sido feito no município e na região metropolitana de Curitiba. Ele foi recebido pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, e por membros do CRDC, as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, Anne Dutra e Priscilla Pegoraro, e da Defesa Civil, Lucilaina Teles de Paula, na Sala de Resiliência do Paço Muncipal.
Antes, no período da manhã, o coordenador participou de reunião extraordinária da Câmara Temática de Defesa Civil do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, também a convite de Campinas. Na ocasião, no auditório da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Ribeiro também apresentou o que tem sido feito pela Defesa Civil na RM de Curitiba.
O encontro também teve o objetivo de apresentar ações de enfrentamento à dengue pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e apresentar informes sobre o Simulado de Instalação do Centro de Operação de Emergência e Apronto Operacional realizado na semana passada (leia mais aqui).
Segundo Ribeiro, Curitiba está criando o Conselho de Integração de Proteção da Defesa Civil na região metropolitana e Campinas é uma referência neste âmbito. "Nada melhor do que buscarmos exemplo onde este trabalho já funciona e funciona muito bem", disse Ribeiro.
O coordenador pôde conhecer o tabalho que está sendo feito na região voltado à resiliência e a questões importantes como o combate à dengue. Além de levar a experiência para Curitiba, ele contou que futuramente, o intercâmbio entre as duas cidades pode se desdobrar em um termo de cooperação técnica, aprimorando a atuação das Defesas Civis em suas cidades e regiões.
Ações em comum
Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, ambas as cidades têm muito em comum quando se trata do tema da resiliência. "A semelhança vai muito além de termos duas regiões metropolitanas com a mesma sigla: RMC. Os programas e planos locais são parecidos e o papel de ambas as cidades em suas regiões também. É muito importante poder estabelecer esse contato para pensar em futuras colaborações", complementou.
Campinas e Curitiba são municípos participantes da iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR). As duas cidades realizam trabalhos que envolvem toda a administração municipal na busca por mais resiliência e resistência a desastres, utilizam ferramentas avaliativas da efetividade de suas políticas na área e promovem ações voltadas à promoção da autoproteção de suas comunidades.