Connect with us

Nossa Cidade

Campinas recebe Festival de Música Contemporânea Brasileira a partir de quarta-feira, 22

Campinas recebe esta semana, de 22 a 25 de maio, o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), com homenagens a Kilza Setti e João Bosco, no Hospital Infantil Boldrini, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Teatro Municipal José de Castro Mendes. É a 8 ª edição do evento que é totalmente gratuito. Para participar das atividades, é preciso retirar o ingresso direto na recepção do Festival, com uma hora de antecedência do início de cada programação.

 

O Teatro Castro Mendes, aliás, será palco dos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, grupos de câmaras convidados e do encerramento com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, executando obras dos homenageados e com participação especial de Kilza Setti e solo de João Bosco.

 

Considerado o principal festival de música contemporânea do país, o FMCB destaca-se por apresentar um formato inovador, que une pesquisa e performance musical. Agora, realizado bianualmente, o evento solidificou-se como um encontro imperdível com a riqueza musical brasileira, destacando-se como um fervoroso tributo à diversidade e inovação presentes na cena musical do país.

 

Nesta edição, o FMCB é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Estado de São Paulo e CPFL Energia, com patrocínio do Grupo Alfa, Racional Engenharia e Karcher, apoio da La Basque e Osten Group, parceria da Udesc, Unicamp, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e Orquestra Sinfônica de Campinas. Conta com a produção da Sintonize, consultoria estratégia da Incentiv e realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

Sobre os homenageados

 

João Bosco, 77 anos completados em 13 de julho de 2023, nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais. É hoje um dos mais originais violonistas e compositores da música popular brasileira. Destacam-se em sua trajetória, a parceria com Aldir Blanc e um acervo de cerca de uma centena de canções que habitam o patamar mais alto da chamada MPB – sigla que designava popularmente a música popular brasileira, para diferenciá-la da música pop e do rock (uma divisão que João Bosco jamais respeitou).

 

Kilza Setti, nascida em São Paulo em 1932, é uma pianista e compositora brasileira com carreira que abrange uma vasta gama de experiências musicais e pesquisas etnomusicológicas. Sua obra inclui cerca de 150 composições, sendo várias premiadas em concursos nacionais, e foi apresentada em diversos países, incluindo Alemanha, Áustria, França e Inglaterra. É reconhecida como membro da Academia Brasileira de Música, da Associação Brasileira de Etnomusicologia e da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, demonstrando seu impacto significativo no cenário musical brasileiro e internacional.

 

Sobre o Festival

 

O Festival de Música Contemporânea Brasileira foi idealizado a partir do desejo da pianista Thais Nicolau em ampliar os horizontes de sua pesquisa doutoral, dedicada às obras de Edmundo Villani-Côrtes e em homenagear compositores brasileiros da música contemporânea. Em 2014 o desejo ganhou forma com a realização da 1ª edição do evento que, desde então, acontece em Campinas. Em 2024, o festival completa 10 anos.

 

Ao longo da trajetória, o festival soma 16 homenageados, já realizou mais de 110 atividades, com participação de 1030 envolvidos, entre shows, apresentações artísticas, comunicação oral e palestras e mesas redondas e uma vasta produção audiovisual chegando a 241 vídeos de registros. O festival já recebeu representantes de 18 países, de vários estados brasileiros, e um público de cerca de 12 mil pessoas.

 

Serviço:

Festival de Música Contemporânea Brasileira
Período: de 22 a 25 de maio

Hospital Infantil Boldrini
Dia 22, às 10h – Oficina de Musicoterapia

Auditório do Instituto de Artes da Unicamp
Dia 23, das 10h às 17h30 – Tema: João Bosco
Dia 24, das 10h às 17h – Tema: Kilza Setti

Teatro Municipal José de Castro Mendes
Dia 23, às 20h – Concerto Retrospectiva FMCB com Orquestra Sinfônica da Unicamp – 
Dia 24, às 20h – Concerto de Câmara com obras de João Bosco e Kilza Setti
Dia 25, às 20h – Concerto de encerramento com Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com obras de João Bosco e Kilza Setti e participação solo de João Bosco

Ingressos: Gratuitos, retirar com uma hora de antecedência, na recepção do Teatro Castro Mendes.

Sair da versão mobile