Nossa Cidade
Campinas recebe projeto de dramaturgia que contempla diversas áreas
Entre os dias 3 e 31 de agosto, das 10h às 18h, o Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) recebe a primeira atividade do “Projeto Pepe”, que consiste em uma série de ações gratuitas sobre processos criativos, e tem o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, por meio da Coordenadoria de Bibliotecas.
No MIS, o público poderá conferir uma instalação que contará com textos, imagens e objetos que compuseram a dramaturgia do espetáculo “Pepe, o hipopótamo”, do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica.
No dia 9 de agosto, às 14h, o projeto realizará uma leitura encenada de “Pepe, o hipopótamo”, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, com alunos da Emef Raul Pila, e outra, no mesmo dia e às 18h, no MIS.
Nos dias 12 a 15 de agosto, das 13h30 às 16h30, a biblioteca será palco da “Oficina de escrita performativa” com foco na criação dramatúrgica baseado na fricção entre realidades e ficções, a partir de práticas de criação textual com origem em textos jornalísticos e experiências pessoais. O evento será aberto ao público em geral, a partir de 14 anos e contará com 20 vagas para participar nos quatro dias. As inscrições podem ser feitas pelo portal cultura https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais
Nos dias 10 e 17 de agosto, das 11h às 13h, será realizada a “Intervenção artística Pepe, o hipopótamo” respectivamente nos CÉUs Florence e Vila Esperança. O evento contará com a presença dos integrantes do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica e será aberto ao público em geral que realizarão práticas de produção de lambe-lambe e estêncil a partir do direcionamento temático do projeto e uma leitura performativa do texto “Pepe, o hipopótamo”. A atividade contará com 30 vagas e as inscrições poderão ser efetuadas no local com até 15 minutos de antecedência.
Já no dia 16 de agosto, das 14h30 às 16h30, acontecerá uma leitura dramática do texto “Pepe, o hipopótamo” pelo Núcleo Tumulto de Investigação Cênica e posteriormente uma roda de conversa com a dramaturga, diretor e atores do grupo na Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida, e alunos da rede pública. A apresentação tem classificação de 14 anos e está sujeita à lotação do local.
Sobre o espetáculo “Pepe, o hipopótamo”
Partindo do problema ecológico da proliferação de hipopótamos que assola a Colômbia, o projeto “Pepe, o hipopótamo” aborda a história real do animal fugido da Hacienda Nápoles após a morte de Pablo Escobar como metáfora para consequências do tráfico, circulação e guerra às drogas na vida de pessoas que imaginam não ter qualquer envolvimento com esse fluxo. O projeto foi contemplado pelo edital “PROAC 36/2018 – Concurso de Incentivo a Projetos de Criação e Publicação Literária no Estado de São Paulo – Texto de dramaturgia”.
Sobre o Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica
O Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica deu seus primeiros passos em outubro de 2013, quando um grupo de aprendizes egressos da SP Escola de Teatro se reuniu com o desejo de trabalhar junto. Os temas discutidos, desde os primeiros encontros, apontavam uma linha tênue por onde circular entre tabus e lendas urbanas, entre convicções políticas e visões de mundo diversas. Buscando as fricções e os deslocamentos temáticos e formais, o núcleo desenvolve pesquisa na criação de linguagem própria, sempre transitando entre narrativas reais e ficcionais.
O espetáculo “Pepe, o hipopótamo” nasce de uma construção coletiva do grupo, mas com a presença e o direcionamento nos ensaios da dramaturga Camila Damasceno, que é doutoranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas e mestra pela mesma instituição, sob orientação de Matteo Bonfitto.
Programação
Ciclo de atividades “Pepe, o hipopótamo”
Instalação “Projeto Pepe”
Data: 3 a 31 de agosto
Horário: das 10h às 18h
Local: Museu da Imagem e do Som Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas.
Entrada gratuita.
Leitura encenada de “Pepe, o hipopótamo”
Data: 9 de agosto
Horário: 14h
Local: Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink
Endereço: Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas.
Horário: 18h
Local: Museus da Imagem e do Som de Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas.
Entrada gratuita
Oficina de Escrita Performativa
Data:12 a 15 de agosto (quatro dias de oficina)
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink
Endereço: Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas.
Intervenção de arte urbana + leitura encenada de “Pepe, o hipopótamo”
Data: 10 de agosto
Horário: das 11h às 13h
Local: Céu Florence
Endereço: Rua Lasar Segal, 617-779, Jardim Florence, Campinas.
Inscrições no local com até 15 minutos de antecedência
Data: 17 de agosto
Horário: das 11h às 13h
Local: Céu Vila Esperança
Endereço: Rua Demerval da S. Pereira, s/nº, Vila Esperança, Campinas.
Inscrições no local com até 15 minutos de antecedência
Leitura encenada de “Pepe, o hipopótamo” + Bate-papo com dramaturga, diretor e atores do Núcleo Tumulto!
Data: 16 de agosto
Horário: 14h30
Local: Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida
Endereço: Av. Cabo Oscar Rossin, 63, Sousas, Campinas.
Classificação: 14 anos