Nossa Cidade
Campinas retoma Ciclofaixa de Lazer Taquaral/Norte-Sul aos domingos e feriados
Os campineiros terão mais um motivo para tirar a bike de casa. A Ciclofaixa de Lazer Taquaral/Norte-Sul será reativada no dia 26 de maio, com funcionamento nas manhãs de domingos e feriados, sempre das 7h às 12h. A iniciativa é realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas e a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), e acontece como uma das ações do “Maio Amarelo”, movimento intersetorial de conscientização pela segurança viária.
A rota entre Taquaral e Norte-Sul está suspensa desde março de 2020, quando deixou de ser operacionalizada devido à pandemia de covid-19.
O trajeto interligará a ciclovia da avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) ao Parque Portugal (Taquaral) e à Praça Arautos da Paz, região onde a Emdec realiza a já tradicional “Operação Lagoa” aos domingos e feriados, das 7h às 13h, quando a pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado é bloqueada ao tráfego de veículos, sendo usada apenas para fins de lazer.
Com isso, as bicicletas e seus condutores poderão partir da Lagoa do Taquaral rumo à Norte-Sul pela rua Duarte Coelho, as pistas internas da avenida Julio Prestes e de trecho da avenida José de Souza Campos, até a altura da rua Oriente. Neste ponto, os ciclistas sairão da ciclofaixa e poderão acessar a ciclovia da Norte-Sul, com 1,3 km de extensão, até a rua Gustavo Armbrust. No fim da ciclovia, é possível realizar o retorno para o sentido contrário.
No total, quem aproveitar o percurso de ida e volta partindo deste ponto da Ciclovia da Norte-Sul, na altura da rua Gustavo Armbrust, continuando pela Ciclofaixa de Lazer, e acessando as rotas da Arautos da Paz e da Lagoa, retornando ao ponto inicial da Norte-Sul, terá à disposição uma rota de 12 km. A estimativa é de o trajeto receba de 100 a 150 ciclistas por dia.
“Esta é uma ação de incentivo à mobilidade ativa e, também, uma contribuição para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Isso porque oferece mais uma opção de lazer para que pessoas de todas as idades usufruam da cidade”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
No dia do lançamento, ao longo do percurso da ciclofaixa, agentes da mobilidade urbana atuarão para monitorar e canalizar o trânsito com cones, além de orientar a população, visando à segurança de quem circular pelo local. Vale destacar que é proibido transitar com carros e motos na Ciclofaixa de Lazer durante o horário de funcionamento, sendo esta uma infração gravíssima, com a aplicação de sete pontos. Já a multa é de R$ 880,41, pois o valor da infração gravíssima é multiplicado por três neste caso, devido ao risco causado aos ciclistas.
A sinalização vertical (placas) e horizontal da Ciclofaixa de Lazer será revitalizada pela Emdec ainda este mês, antes da reinauguração. Faixas também serão instaladas na região, para informar a população sobre a novidade, assim como mensagens serão veiculadas em painéis eletrônicos disponíveis na Norte-Sul.
Primeiro dia de funcionamento terá ação educativa para motoristas
Para promover a conscientização de motoristas e motociclistas a respeito do compartilhamento da via com as bikes, a área de Educação da Emdec estará presente no local, no primeiro dia de funcionamento da rota, com abordagem educativa. A ação visa orientar quem circula na região sobre o respeito e os cuidados em relação aos ciclistas. Considera, também, o estímulo à cultura de paz no trânsito, foco do movimento “Maio Amarelo” em 2024, cujo slogan de campanha é “Paz no trânsito começa por você”.