Nossa Cidade
Campinas sedia Congresso Sul-Americano de Circo no Shopping Dom Pedro
Com o apoio da Prefeitura de Campinas, teve início na manhã desta terça-feira (10 de dezembro) o 2º Congresso Sul-Americano de Circo, que vai até quinta-feira, dia 12, no Reder Circus, montado no Shopping Dom Pedro. O primeiro dia do evento foi uma homenagem ao Dia do Palhaço, comemorado em 10 de dezembro.
O evento reúne grandes nomes do universo circense e tem como objetivo a construção de um documento para reconhecer o circo como patrimônio imaterial cultural do Brasil e também na Unesco.
O congresso conta com a participação de mais de 150 representantes do Brasil e outros países da América Latina, como Chile, Bolívia, Argentina, Venezuela, México e Uruguai.
Na cerimônia de abertura, subiram ao picadeiro o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, representando o prefeito Jonas Donizette, a primeira-dama do município, Sandra Ciocci, e o secretário de Cultura, Ney Carrasco. Também estava presente a diretora de Turismo da cidade, Alexandra Caprioli, além do anfitrião do evento, Frederico Reder. O ex-Trapalhão Dedé Santana, que cresceu em um circo, e o ator Marcos Frota, incentivador da arte circense, também participaram solenidade de abertura.
“É uma grande alegria ter este evento aqui. Sou um grande fã de circo e o trabalho que vocês, profissionais circenses fazem, só tem a intenção de levar alegria para as pessoas. O circo é uma arte grandiosa que precisa ser valorizada e o documento que vocês vão produzir neste congresso vai fortalecer ainda mais o trabalho que vocês fazem com tanto esmero”, destacou o vice-prefeito.
Criada no mundo do circo e neta de artista circense, a primeira-dama de Campinas também elogiou a iniciativa do evento. “O circo não pode acabar e não é uma arte que tenha concorrência. O trabalho circense pode se transformar, mas nunca deixar de existir”, disse Sandra Ciocci.
Personalidades e grandes nomes que marcaram a arte circense também foram homenageados. As famílias de Domingos Montagner, Toninho Stankowich, Orlando Orfei, Carola Garcia, Amélia Stevanovich, Beto Carreiro e Zanquetine receberam um diploma de reconhecimento pelo trabalho no mundo circense.
O Congresso é direcionado para profissionais do circo e na noite desta terça-feira haverá um espetáculo para os participantes com o circo anfitrião – Reder Circus – com apresentação de palhaços e show da dupla Edson & Hudson.
O circo sul-americano reúne mais de 3 mil coletivos entre pequenos, médios e grandes. Trata-se da maior casa de espetáculo itinerante do continente, recebendo em suas lonas um público anual de mais de 5 milhões de espectadores. Nesta cadeia produtiva são empregadas mais de 50 mil pessoas, entre artistas, técnicos, e outros colaboradores, que produzem e atraem para as cidades visitadas um forte potencial turístico e econômico.
Debates
Os painéis programados para hoje, entre 11h e 16h30, visam discutir direitos e deveres dos representantes e contarão com mestres especialistas na mediação das mesas. Os temas são: incentivos e políticas de cada país para a arte circense e a burocracia e a legislação do circo brasileiro.
Amanhã, quarta-feira, a logística e a itinerância do circo e o marketing e comunicação de marca estarão em pauta. Já no último dia, quinta (12), está programado um debate sobre a inovação, renovação e os novos caminhos para o circo. Neste dia, também será entregue um documento oficial com o resultado de todos os temas debatidos para os representantes dos poderes públicos das esferas municipal, estadual e federal.
Além dos debates, no hall do Congresso, expositores e fornecedores estarão com seus produtos voltados ao segmento circense, incluindo várias opções de livros sobre o tema.