Connect with us

Nossa Cidade

Campinas sedia encerramento da II Conferência das Juventudes para o Desenvolvimento Sustentável

Campinas sedia neste sábado, 19 de agosto, o encerramento da II Conferência das Juventudes para o Desenvolvimento Sustentável. O evento tem o apoio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS)  e terá o titular da pasta, Rogério Menezes, como um dos palestrantes. O encontro é aberto a todos os interessados e ocorre no Salão Vermelho do Paço Municipal, das 9h às 17h.

O evento contará com a presença de autoridades públicas, membros de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de diversas iniciativas dentro da pauta climática e da sustentabilidade de Campinas.

De acordo com os organizadores, a Conferência busca unir não só a juventude, mas todas as gerações e atores da sociedade para avançar na implementação da Agenda 2030 da ONU em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). O objetivo é agir localmente para atingir metas globais.

A programação da Conferência teve início em 14 de agosto, com eventos on-line e presenciais na RMC e contou com diálogos abertos, bate papo com profissionais, feiras sobre oportunidades verdes e intervenções artísticas.

Envolvimento

Para o secretário do Verde, Rogério Menezes, o momento é crucial para o envolvimento dos jovens nos temas relacionados às agendas da mudança climática, dos objetivos do desenvolvimento sustentável e da Agenda 2030 da ONU.

Segundo ele, a juventude tem que estar conectada com as pautas internacionais, com os acordos internacionais, com o desafio de reduzir os impactos da mudança climática, de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, agir localmente, agir na comunidade, na escola, no  bairro e no planejamento de Campinas para o futuro.

“Ver os jovens se mobilizando, usando as redes sociais, com proatividade, procurando compreender os enormes desafios que estão ligados a este século, nos traz esperança. E não é para um futuro distante, é uma agenda para as próximas décadas que, no fundo, é a agenda da sobrevivência humana no nosso Planeta”, enfatiza Menezes.

Educação Ambiental

Entre os programas previstos no Plano Municipal de Educação Ambiental de Campinas, está a formação de coletivos educadores jovens, dentro e fora das escolas, para compreenderem a pauta ambiental e iniciarem ações pela preservação ambiental.

Amandi Buzon Rodelli, coordenador de Projetos e Educação Ambiental da SVDS, destaca que entre os principais objetivos do plano municipal é mobilizar a juventude em um movimento crescente e contínuo de conscientização e ação pelo desenvolvimento sustentável. 

“Essa Conferência é tudo o que a gente sempre esperou, ter essa participação da juventude nas ações voltadas para o meio ambiente, e isso está se fortalecendo a cada dia, a gente percebe a juventude dentro desses diálogos, isso é muito importante, muito forte, e pode levar a um desenvolvimento com recuperação e preservação ambiental, a um desenvolvimento que seja sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental”, avalia o coordenador.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com