Nossa Cidade
Campinas tem dia de Vivência em Defesa Pessoal para as Mulheres Skatistas
Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste dia 8 de março, a Associação Campineira de Skate e a Associação Shaolin Chan de Kung Fu se unem para lançar um encontro de Vivência em Defesa Pessoal para Mulheres Skatistas. O programa, destinado às mulheres skatistas a partir de 12 anos de idade, vai ser realizado no dia 25 de março, na escola de Kung Fu localizada na rua Henrique Dias, nº 137, bairro Ponte Preta. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
A educadora Ana Consoli e o professor de Kung Fu, Cleu Costa, vão conduzir o encontro e mostrar às participantes a melhor forma de se comportar frente a situações de assédio na prática da atividade.
A demanda verificada no skate existe também em outros segmentos, mas Ana Consoli entende que esta é uma das modalidades vulneráveis e precisa de uma atuação mais direta: ”Por ser praticada em área aberta e em várias regiões nos grandes e pequenos centros, o assédio é, infelizmente, mais comum. E de vários tipos, a começar por segurar no braço da skatista. Por isso, é necessário orientar”, explicou.
Apoio institucional
O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, apoia a iniciativa. “É fundamental quebrar alguns paradigmas que, infelizmente, fazem parte da sociedadea”, diz o secretário.
Para ele, neste mês dedicado às mulheres, é mais uma oportunidade de avanço também na área esportiva: “ As mulheres foram inseridas nos esportes tardiamente e hoje são orgulho de todos pelas conquistas, medalhas, superação e, acima de tudo, perseverança. É fundamental que todos reconheçam e respeitem o espaço das mulheres”, afirmou.
Defesa pessoal
O presidente da Associação Campineira de Skate, André Simionato, qualifica a realização da Vivência em Defesa Pessoal para as Mulheres Skatistas como o primeiro passo para um grande movimento iniciado envolvendo o esporte de Campinas: “ É uma iniciativa para dar segurança e apoio às skatistas de nossa cidade e região. O movimento tem tudo para ser bem-sucedido”, finalizou.
As interessadas em participar da Vivência em Defesa Pessoal para as Mulheres Skatistas devem ligar para (19) 9 9934-0411 e falar com o professor Estevam Daniel. As vagas são limitadas.