Connect with us

Nossa Cidade

Campinas tem recorde de eventos culturais em junho; público passou de 300 mil pessoas

Campinas bateu o recorde de eventos culturais em junho, com um público estimado em mais de 300 mil pessoas de todas as regiões da cidade, com destaque a região central e as do Campo Grande e Ouro Verde. A Secretaria de Cultura e Turismo apoiou a realização de 239 eventos na cidade de Campinas, dos quais, 102 foram festas juninas realizadas em parceria com comunidades de todas as regiões da cidade.

 

Além dos arraiais, shows populares, o Festival Internacional de Teatro, Mês da Diversidade e Fest Gospel também fizeram parte da programação. Para ter uma dimensão destes números, a Pasta realizou somente nos últimos dois finais de semana de junho, 170% da quantidade de eventos do último Carnaval, quando foram apoiados 94 eventos.

 

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, ressaltou a importância das emendas parlamentares que apoiam os eventos das comunidades. “Os meses de junho e julho são de festas populares e os recursos vindos das emendas parlamentares foram imprescindíveis para a contratação dos cachês”.

 

Foram contratadas 106 cachês de apresentações artísticas em junho. “Esse número impressionante de eventos no mês de junho foi possível graças ao olhar da Secretaria de apoiar as iniciativas culturais das pessoas e das comunidades. O apoio da Câmara Municipal, por meio das emendas parlamentares, foi fundamental. Foi um grande esforço de toda a equipe, que foi muito valorosa e garantiu esse resultado para a cidade”, destaca o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.

 

E em julho tem mais, lembra Rapassi. É o mês de aniversário de Campinas, com outros eventos programados. Já no primeiro domingo do mês, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça atraiu 10 mil pessoas na Arautos da Paz. A Parada LGBT, realizada no período da tarde, levou em torno de 70 mil pessoas para o centro da cidade. À noite, uma multidão assistiu ao show dos Barões da Pisadinha e ainda teve Neguinho da Beija-Flor na Escola de Samba Estrela D´Alva.

 

Interesse turístico

 

O diretor de Turismo, Eros Vizel, ressalta que tão importante quanto o volume de festas, é relevante destacar o interesse turístico que permitiu uma atração de fluxo regional para a cidade. “Por exemplo, a Parada LGBT, na qual a diretoria fez um trabalho de descontos nos hotéis, tarifas especiais para atrair um público de fora de Campinas”, disse.

 

Eros lembra também que a diretoria tenta conectar alguns eventos com outros mercados para atrair novos fluxos turísticos em julho tendo em vista o aniversário da cidade. Um deles é no setor de gastronomia com o Chefs Campinas.

 

250 anos de Campinas

 

A programação do aniversário da cidade prossegue com o Chefs Campinas, que terá mais uma edição no dia 14 de julho, na Praça Carlos Gomes, a partir das 12h. A expectativa para este ano é que cerca de 15 mil pessoas participem.

 

Ainda no dia 14, a 7ª Maratona de Campinas vai levar 2,5 mil inscritos, sendo 230 maratonistas para as ruas da cidade. A largada para todas as modalidades será às 7h, na avenida Norte-Sul (em frente a Alpini Veículos).

 

Para fechar o dia da aniversariante, a Arautos da Paz receberá o show do Chitãozinho e Xororó junto com a Orquestra Sinfônica Municipal, a partir das 18h.

 

Outro presente para Campinas será a apresentação na Banda Sinfônica do Exército, no dia 27 de julho, a partir das 20h, na Escola de Cadetes.

 

Agenda

 

Na agenda da Secretaria de Cultura, o Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas continua até 6 de julho.

 

No dia 13 de julho, tem Rock na Concha Acústica com as bandas Cólera, Viper, Cidadão José e Fogo 51.

 

Dia 21, é a vez de Paula Lima, também na Concha Acústica. No dia 28, na Concha Acústica se apresenta a cantora Ellen Oléria.

Sair da versão mobile