Nossa Cidade
Campinas treina servidores de Canoas para utilização de superdrone
Campinas iniciou nesta quarta-feira, 12 de junho, o treinamento de servidores de Canoas, no Rio Grande do Sul, para operar um superdrone DJIM30T, para monitoramento e dimensionamento do desastre que afetou a cidade. O equipamento é o mesmo que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) possui e está sendo utilizado desde o início do mês de maio na missão humanitária em Canoas. A experiência foi primordial para que a Prefeitura de Canoas decidisse lançar mão do equipamento, adquirido em compra emergencial, que permite a realização de serviços avançados de topografia e altimetria.
O treinamento está sendo ministrado pelo técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo Tortorelli, que atua em Canoas desde o início da missão. O superdrone tem capacidade de voar embaixo de chuva, com ventos de até 80 km/h, tem zoom de mais de 200 vezes, visão noturna e capacidade de fazer fotos térmicas.
Até o momento, três servidores de Canoas estão recebendo o treinamento para operação do drone. Ele será empregado em ações atuais, como o mapeamento das edificações com risco de colapso estrutural para posterior vistoria, e para futuros projetos.