Connect with us

Nossa Cidade

Candidatura aberta: veja quem pode participar do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana

No dia 3 de agosto, a população poderá eleger seus representantes em dez segmentos de participação popular do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU), ex-Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). A eleição acontecerá durante a programação da 10ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, que promoverá a elaboração de diretrizes para a mobilidade da metrópole, e acontecerá das 8h30 às 17h, na UniMetrocamp Wyden, na rua Dr. Salles Oliveira, nº 1.661, Vila Industrial.

Os interessados em desempenhar o papel de conselheiro, de agosto de 2024 a maio de 2027, já podem registrar a candidatura no pleito, preenchendo formulário de inscrição disponível no hotsite www.emdec.com.br/cmmu, onde estão todas as informações sobre a conferência e o processo eleitoral. A candidatura também poderá ser registrada no próprio dia da votação, no entanto, fazendo o registro antes, o candidato poupa tempo, já que o atendimento no evento será apenas para conferência de documentação.

 

O que um conselheiro do CMMU faz?

O CMMU aconselha sobre questões estratégicas, fiscaliza o planejamento da circulação, os serviços de transporte público e discute soluções com o Poder Público, para o controle social da gestão das políticas de mobilidade de Campinas. Há reuniões ordinárias do conselho a cada dois meses, e extraordinárias a qualquer tempo. O mandato é de três anos, sendo permitida a recondução, e não há remuneração. O próximo mandato será de agosto de 2024 a maio de 2027.

Além dos dez representantes da população, o conselho é composto por representantes de secretarias e órgãos públicos municipais (10) e de serviços de transporte, sindicatos, comércio, indústria, entidades estudantis e instituições de ensino (10). Os representantes da população, de transportadores e outros setores devem se candidatar e concorrer às eleições na Conferência Municipal de Mobilidade Urbana. Já os da Administração Municipal são indicados pelo Gabinete do Prefeito.

 

Quem pode se candidatar como representante popular?

Serão eleitos representantes populares para cada uma das seis macrorregiões (Central, Norte, Leste, Sul, Noroeste e Sudoeste) e quatro segmentos (pessoa idosa, pessoa com deficiência, população jovem e grupos de ciclistas). Cada um desses dez grupos terá um membro titular e um suplente eleitos.

Para participar, é preciso residir em Campinas e ter idade mínima de 18 anos, com exceção do segmento da população jovem, que contempla pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Já para o segmento de pessoas idosas, é necessário ter idade igual ou superior a 60 anos.
O candidato pode se inscrever apenas uma vez: para representar a região onde reside ou um segmento do qual faça parte. É possível consultar os bairros que compõem cada macrorregião e as demais regras no hotsite www.emdec.com.br/cmmu.

E quem pode votar em representantes populares?

Para ir à Conferência apenas como participante e eleitor, sem ser candidato a conselheiro do CMMU, não é preciso realizar inscrição prévia, pois haverá cadastro na recepção do evento, das 8h30 às 9h. É possível votar uma única vez, escolhendo um segmento do qual faça parte.
O eleitor também deve residir em Campinas e ter, pelo menos, 18 anos – ou 15 anos, no caso de eleitores do segmento da população jovem.

Já para a eleição dos conselheiros dos operadores de transporte e outros setores, que também ocorrerá durante a Conferência, tanto votantes quanto candidatos devem representar entidades dos seguintes segmentos: empresas concessionárias do serviço municipal de transporte público coletivo; permissionários do serviço de transporte alternativo municipal; permissionários do serviço municipal de transporte público individual (táxi); empresas de transporte de cargas; prestadores de serviço de transporte de escolares; empresas de fretamento; entidades do comércio, indústria e prestação de serviços; sindicatos de trabalhadores nos serviços de transporte coletivo e na operação de trânsito; instituições de ensino superior do município; e entidades estudantis.

Os candidatos também devem residir em Campinas e ter, pelo menos 18 anos, com exceção dos representantes de entidades estudantis, que podem ter a partir de 15 anos de idade.

As informações completas sobre o processo eleitoral do CMMU podem ser conferidas no hotsite www.emdec.com.br/cmmu, e dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail cmmu@emdec.com.br, pelo Fale Conosco Emdec 118, ou pelo WhatsApp da Emdec, no (19) 3731-2910.

Sair da versão mobile