Nossa Cidade
Capacitação em diversidade sexual habilita servidores da Prefeitura de Campinas
A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) da Prefeitura de Campinas dá início na próxima semana a um novo programa de capacitação voltado à diversidade sexual. Intitulado “Desmistificando a Diversidade Sexual”, o curso é destinado a todos os servidores municipais, com especial ênfase àqueles que atuam na Proteção Social Especial de atendimento. Servidores municipais interessados em mais informações podem entrar em contato na EGDS pelo telefone (19) 2515-7130.
A formação é fruto de uma parceria entre a EGDS e o Centro de Referência LGBT, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, e busca promover um ambiente de trabalho respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTQI+. O programa de formação acontecerá nos dias 13 e 20 de junho de 2023, das 13h às 17h, na sede da EGDS.
“Este programa é uma oportunidade para os servidores se familiarizarem com o tema e, ao mesmo tempo, desenvolverem habilidades para promover ambientes de trabalho inclusivos e respeitosos”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.
O programa vem para atender aos princípios da Constituição Federal, que estabelece a dignidade da pessoa humana e a cidadania como fundamentos da República Federativa do Brasil, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer outras formas de discriminação.
“Este curso faz parte da grade da EGDS, mas vale um destaque especial no Mês da Diversidade. Dentro da implantação de Políticas Afirmativas na Prefeitura, temos trazido para o debate as pautas LGBTI+, assim como as demais de Direitos Humanos”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados. “É importante formar os nossos servidores para que a Prefeitura seja um ambiente respeitoso para pessoas LGBTI+ e também para que os nossos munícipes tenham o atendimento adequado”, completou.
Os participantes aprenderão a desmistificar a sigla LGBTI+, compreenderão os fluxos de atendimento, legislação estadual e municipal, além de discutirem casos práticos. As inscrições para o programa já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial da EGDS.