Connect with us

Nossa Cidade

Capacitação qualifica jovens que estavam em situação de trabalho infantil

Um grupo de 30 jovens do Programa Construindo Autonomia para o Futuro (Procaf) recebeu na quarta-feira, dia 19, os certificados de conclusão dos cursos de capacitação profissional de auxiliar de chocolateiro, pizzaiolo salgadeiro e Pacote Office pelo Senai no Salão Vermelho do Paço Municipal. A formatura também foi marcada pelo lançamento da quarta edição do livro “A Ressignificação da Escrita: as marcas de cada um”, feita pelos formandos.

“É uma grande emoção ver esses adolescentes, que estavam em situação de trabalho infantil, realizando esse sonho que é a capacitação profissional”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

A solenidade fechou o ciclo de formação de adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil e foram encaminhados pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento Vida Melhor (MVM), conveniada com a Prefeitura, para superação da vulnerabilidade social. 

A secretária adjunta Paula Nista representou a Administração Municipal na solenidade. Ela destacou a importância da educação para conquista de oportunidades para a juventude.

O livro “A Ressignificação da Escrita: as marcas de cada um” é uma reunião de textos dos alunos do Procaf. Cada um dos formandos narra na obra uma vivência marcante na vida.

Procaf

Alguns alunos também receberam certificados de conclusão de curso em características de veículos pesados; auxiliar administrativo; Google Cloud Foundations e inteligência artificial.

O Procaf é, integralmente, financiado pela Unimed Campinas, tendo sido idealizado para a capacitação profissional de adolescentes abordados, culminando em uma mudança qualitativa, no processo de ensino/aprendizagem, a fim de propiciar o desenvolvimento de suas potencialidades e competências; fortalecendo o protagonismo e a autonomia dos jovens.

Desde que foi implementado, em 2014, mais de 250 jovens, a partir de 15 anos, foram habilitados, proporcionando maior chance de concorrência no mercado de trabalho. 

Além do Procaf, o MVM também executa o programa Construindo uma Vida Melhor (Convim), único serviço, do município de Campinas, de abordagem de crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com