Nossa Cidade
Carnaval: veja onde há entrega de preservativos e saiba ter acesso à PEP
Às vésperas do Carnaval 2024, a Secretaria de Saúde de Campinas reforça as orientações para a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no período de folia.
Todos os 67 centros de saúde e o Centro de Referência em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais distribuem camisinhas nos respectivos horários de funcionamento. Todas as unidades já receberam materiais educativos, incluindo folders e banners, e as equipes estão preparadas para orientar e disponibilizar aos pacientes os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.
Os métodos de contracepção disponíveis no SUS de Campinas são:
– camisinha
– anticoncepcional oral
– anticoncepcional injetável mensal e trimestral
– DIU de cobre
– DIU hormonal Mirena
– Implante subdérmico de etonogestrel (implanon)
Quando e como acessar a PEP?
Com foco na estratégia de prevenção combinada, a Secretaria de Saúde destaca ainda a oferta da profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP). Ela é direcionada para quem teve relação sexual desprotegida ou em casos em que eventual ruptura do preservativo é percebida somente após o término do ato, e isso implica algum risco de infecção pelo HIV.
O médico infectologista Josué Lima, coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, explicou que a busca pela PEP deve ser feita nas 2 primeiras horas após o risco e até no máximo 72 horas depois dessa relação com risco de se infectar pelo HIV. “Ela deverá tomar antirretrovirais durante 28 dias e, mesmo tendo corrido risco de exposição ao HIV, ela não vai se infectar”, explicou.
Em dias úteis, o medicamento está disponível no Centro de Referência, das 7h às 17h. Já durante finais de semana e feriados, a busca deve ser pelo pronto-socorro do Hospital Mário Gatti. No local, a pessoa explica a situação e solicita a PEP, explicou Lima.
Serviço
Os endereços e horários de funcionamento dos 67 CSs estão disponíveis no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude
Já o Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637. Mais informações na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centro-de-referencia-em-ist-hiv-aids-e-hepatites-virais-dra-silvia-brandao-bertazolli-bellucci-