Nossa Cidade
Carro com histórico de direção de risco é apreendido na avenida John Boyd Dunlop
Em ação realizada pela Guarda Municipal (GM) com informações compartilhadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), um veículo com histórico de comportamento de risco e mais de R$ 4 mil em multas foi detido na avenida John Boyd Dunlop (JBD), na tarde desta sexta-feira, dia 27 de outubro. A identificação e parada do veículo ocorreram entre as estações BRT Bela Aliança e Bandeirantes.
Entre as diversas infrações cometidas com o carro, uma chama a atenção: um flagrante registrado por câmera de radar instalado na mesma avenida JBD, no sentido bairro-Centro, na altura do nº 7.988. O local fica próximo à Escola Estadual Elvira de Pardo Meo Muraro.
Nas imagens, feitas no dia 26 de maio, às 18h27, é possível ver que, por pouco, a imprudência não foi fatal: uma família de pedestres que atravessava a via quase foi atingida pelo automóvel. Na ocasião, o equipamento de fiscalização eletrônica registrou duas infrações: desrespeito ao sinal vermelho e excesso de velocidade, pois o veículo estava a 75 km/h, enquanto a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.
Devido ao histórico de infrações e direção perigosa, a Emdec emitiu à GM um alerta com dados do veículo, captados por radares, nesta quinta-feira, dia 26 de outubro. O carro foi identificado e apreendido em 24 horas.
Durante a ação, o veículo era conduzido pela proprietária, que tinha a habilitação vencida. O carro estava com o licenciamento vencido desde 2018. O veículo foi encaminhado ao Pátio Municipal e a motorista foi liberada.
A Emdec vem realizando o trabalho de identificar outros casos como este, de infrações recorrentes e direção perigosa registradas em radares, para compartilhar informações com a GM, possibilitando ações como a realizada nesta sexta-feira.
Comportamento de risco é frequente em sinistros fatais
Desde janeiro até o final de setembro de 2023, este mesmo radar da JBD registrou 1.815 multas por excesso de velocidade e 285 por avanço de sinal vermelho. Em toda a extensão da JBD, os equipamentos de fiscalização eletrônica registraram, até setembro, mais de 100 mil multas, sendo aproximadamente 90% por excesso de velocidade e 9% por avanço de sinal vermelho.
Os dados preocupam, já que o excesso de velocidade figura como o segundo fator de risco mais frequente em casos de sinistros (acidentes) com mortes na malha urbana de Campinas, de acordo com dados levantados pela Emdec com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). O comportamento esteve presente em 23% da amostra de casos analisados em 2023, até agosto, tendo à frente apenas a combinação de álcool e direção, computada em 29% dos casos.
Em 2022, esses dois fatores estiveram presentes em 60% dos óbitos no trânsito de Campinas, segundo o “Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito 2022” (http://www.emdec.com.br/eficiente/repositorio/2023/32837.pdf), publicado pela Emdec em maio de 2023.
Ações educativas e de fiscalização buscam mudar realidade
Para combater os comportamentos de risco que vêm vitimando pessoas no trânsito de Campinas, a Emdec realiza diversas ações educativas e de fiscalização.
Desde janeiro até esta quinta-feira, dia 26 de outubro, a Emdec já promoveu 134 operações de fiscalização, sempre em parceria com a Polícia Militar (PM), o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) de São Paulo e, em diversas ocasiões, com a Guarda Municipal (GM). Entre as vias que recebem as operações, está a John Boyd Dunlop.
Apenas na John Boyd, até a primeira quinzena de outubro, foram realizadas 46 atividades educativas, na via e em escolas, em que 10 mil pessoas foram abordadas, entre motoristas, motociclistas e pedestres. As iniciativas educativas voltadas a orientações relacionadas à operação do BRT, que também contemplam questões de segurança, somaram outras 40 mil pessoas abordadas na avenida.