Nossa Cidade
Casa de Cultura Fazenda Roseira realiza encontros com mestras jongueiras
A Casa de Cultura Fazenda Roseira vai promover seis encontros com mestras jongueiras nos meses de julho e agosto, em Campinas. O projeto “Mestras Jongueiras e seus saberes ancestrais” foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc) 2022-2023 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A pasta também apoia o evento. É preciso fazer inscrição no link.
Os encontros começaram no dia 15 de julho, sábado, com a mestra Alessandra Ribeiro com o tema “As mestras jongueiras: fé, devoção e lendas”. O segundo encontro será neste sábado, 22 de julho, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, equipamento público de gestão compartilhada com a Associação do Jongo Dito Ribeiro.
O projeto tem por objetivo compartilhar saberes ancestrais relacionadas aos conhecimentos diversos das mestras jongueiras, tendo como público-alvo os espaços culturais, grupos, professores e comunidade em geral que queiram conhecer mais a diversidade dos saberes ancestrais de matriz africana como: culinária, manifestações, musicalidades, mitologias e roteiros da Comunidade Jongo Dito Ribeiro.
Além dos encontros será realizado o evento “Compartilhando Saberes das Mestras Jongueiras”, com a mestra Alessandra Ribeiro, nos dias 17 e 24 de outubro, na Sala de Leitura Clelia Santana, na Estação Cultura. (Veja a programação)
Sobre a Comunidade Jongo Dito Ribeiro
É formada por um grupo de pessoas e familiares, os jongueiros, que reconstituem a manifestação do Jongo em Campinas a partir da memória de Benedito Ribeiro. Rodas com toque, canto e dança, objetivam compartilhar e sustentar a permanência desta cultura ancestral. A Comunidade foi batizada como Dito Ribeiro em homenagem a Benedito Ribeiro que, ao migrar do interior de Minas Gerais para Campinas na década de 1930, manteve a tradição do Jongo de seus antepassados.
O objetivo da comunidade é reescrever e escrever a história do Jongo na cidade, no Brasil e no mundo, para que a manifestação cultural seja expandida e respeitada em suas diferentes formas, utilizando-se elementos como a descontração, a alegria, o afeto, as boas energias, a autonomia e preservação dos toques, cantos e danças praticados. Desde 2002, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro que tem o protagonismo das lideranças mestras e mulheres negras, realiza trabalhos de reconstituição, composição e pesquisa para manter esta tradição viva, trazendo aos viajantes esta importante manifestação da cultura popular de matriz africana e afro-brasileira, elemento de resistência e união para a sociedade. É a comunidade que realiza a gestão compartilhada da Casa de Cultura Fazenda Roseira.
Serviço
Evento: Mestras Jongueiras e seus saberes ancestrais
Tema 2 – A vestimenta, os contos e os sentidos das festas em seus diversos territórios do Sudeste com Vanessa Dias
Data: 22/07/2023 (sábado)
Horário: 9h às 17h
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Endereço: rua Domingos Haddad, 1 – Residencial Parque da Fazenda, Campinas
Tema 3 – As mestras jongueiras no Roteiro Afro e na Salvaguarda do Jongo com Bianca Lúcia
Data: 29/07/2023 (sábado)
Horário: 9h às 17h
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Tema 4 – A culinária jongueira com a mestra Alessandra Ribeiro
Parte 1 – 30/07/2023 (domingo)
Horário: 13h às 18h
Parte 2 – 02/08/2023 (quarta-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Tema 5 – As ervas e curas das mestras jongueiras com Maíra Silva
Parte 1 – 08/08/2023 ( terça-feira)
Horário: 18h às 22h
Parte 2 – 09/08/2023 (quarta-feira)
Horário: 18h às 22h
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Tema 6 – A criança jongueira: brincadeiras e transmissão de saberes das mestras com a mestra Alessandra Ribeiro
Parte 1 – 22/08/2023 (terça- feira)
Horário: 13h30 às 17h30
Parte 2 – 23/08/2023 (terça feira)
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Compartilhando Saberes das Mestras Jongueiras com Mestra Alessandra Ribeiro
Data: 17 e 24/10
Horário: 9h às 17h
Local: Sala de Leitura Clelia Santana, na Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro
Informações: @casadeculturafazendaroseira
@Comunidade Jongo Dito Ribeiro
@aleribeirocampinas