Nossa Cidade
Casados há 22 anos, agentes da mobilidade urbana passaram juntos em concurso
Mesmo com mais de 20 anos de casamento e duas filhas, havia algo que Janaísa Coelho Marreiro e Delcides de Souza Cassiano nunca tinham feito juntos: trabalhar na mesma empresa. Mas isso mudou quando os dois decidiram prestar concurso para a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em 2019, para o mesmo cargo: agente da mobilidade urbana. A preparação em família deu resultado: ambos foram aprovados e iniciaram na nova carreira juntos, no segundo semestre de 2023. Nesta quarta-feira, 12 de junho, eles passam pela primeira vez pelo Dia dos Namorados dividindo, também, a profissão.
Os agentes De Souza e Janaísa podem ser vistos em ação no Terminal Campo Grande. “Trabalhamos juntos na Emdec há nove meses. Juntos, porém separados”, explica Janaísa, que atua no turno das 11h às 17h, e é rendida por Delcides, que fiscaliza o transporte das 17h às 23h. “Assim, conciliamos os cuidados com as crianças”, explica a agente, sobre a gestão dos horários da família, com filhos de 14 e 10 anos.
Os dois deixaram empregos de longa data quando foram convocados para as vagas do concurso: ela saiu de um trabalho de 17 anos, e ele, de dez. Após o primeiro contato com a nova carreira na Emdec, Delcides conta que o casal ampliou a visão sobre a profissão. “A gente viu que o agente tem um papel muito mais importante. De salvar vidas, orientar, ajudar no transporte municipal. E isso é muito importante para a população”, avaliou, ao finalizar o treinamento obrigatório de 200 horas para o credenciamento como agente da mobilidade urbana, realizado pela Emdec de acordo com a Portaria nº 966, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no segundo semestre de 2023.
Além da capacitação obrigatória, a Emdec ofereceu mais 100 horas de carga horária à turma de novos agentes, em módulo complementar de “Transporte”, para uma formação ainda mais abrangente. Este treinamento adicional leva em consideração informações importantes para a rotina dos profissionais, como o conhecimento a respeito do transporte escolar e fretado.
Agora, os agentes De Souza e Janaísa seguem compartilhando o amor e o cuidado que existem entre eles com a população, em forma de serviço, buscando orientar e fiscalizar para salvar vidas no trânsito.