Nossa Cidade
Ceamo comemora 21 anos com apresentação sobre os desafios de enfrentar a violência de gênero
A tarde no Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), que completou 21 anos de atividade nesta segunda-feira, 25 de setembro, foi voltada a uma grande reflexão sobre os desafios de enfrentar a violência de gênero. A atriz, professora, roteirista e escritora Ana Káthia Guerra apresentou um espetáculo teatral no espaço. A apresentação consistiu no compartilhamento de histórias de vida e da possibilidade de recomeço e resgate da autoestima e empoderamento.
“O Ceamo tem sido um refúgio e suporte para mulheres em situação de violência de gênero. Ele desenvolve um papel essencial e se torna cada dia mais importante na cidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Na terça-feira, haverá um café da manhã com atração musical às 10h, enquanto na quarta-feira está programado o “Dia da Beleza”, das 8h às 13h, promovendo autoestima e cuidado. Na quinta-feira, às 9h, haverá a exibição do filme sobre a história de Maria da Penha, que destaca a trajetória de uma das maiores ativistas contra a violência de gênero no Brasil.
Desde março de 2022, o Ceamo ampliou seu horário de atendimento e atualmente funciona das 8h às 19h, onze horas ao todo. Anteriormente atuava das 9h às 17h.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos desenvolve inúmeras políticas para coibir a violência contra a mulher, como por exemplo o Auxílio Moradia, o selo empresa amiga da mulher, o Programa Mulheres Empreendedoras, o Renda Campinas, o Creas e o Abrigo Sara-M. Na administração municipal há ainda o programa Guarda Amigo da Mulher (Gama) e a Sala Lilás, iniciativas da Guarda Municipal de Campinas para dar apoio a mulheres em situação de violência doméstica.