Connect with us

Nossa Cidade

Ceasa Campinas convoca selecionados em cotas raciais

O resultado do concurso público para a Ceasa Campinas foi divulgado nesta quarta-feira, dia 26 de maio (disponível em https://www.nossorumo.org.br/). A lista inclui os convocados na cota racial de 20% das vagas de aprovados.

Na manhã de domingo, dia 23 de maio, foi realizado o processo de heteroidentificação das pessoas autodeclaradas pretas ou pardas no concurso público da instituição. Heteroidentificação é uma avaliação presencial para validar a autodeclaração feita pelo candidato. Os que se considerarem prejudicados podem interpor recurso contra o resultado.

“Os funcionários da comissão da Ceasa foram preparados para confirmar os traços fenotípicos pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial. Esse importante trabalho é uma forma de promover os direitos da população negra, constituída por pretos e pardos, em nossa cidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Jacqueline Damazio Armando, do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa da Prefeitura de Campinas, que que fez parte da comissão também formada por servidores públicos efetivos da Secretaria de Educação, explica que os critérios adotados seguem os padrões propostos pelo IBGE.

Esse é o primeiro concurso público realizado com a aplicação da Lei Complementar nº 250 de dezembro de 2019, que estabeleceu cotas raciais de 20% das vagas para negros e pardos nos concursos e processos seletivos da Prefeitura. Ano passado, a heteroidentificação foi aplicada para a contratação de trabalhadores temporários para exercer a função de agentes sociais. 

Sair da versão mobile