Connect with us

Nossa Cidade

Cem motoristas participam de blitz educativa da Semana da Mobilidade Urbana no Campo Grande

No início da tarde desta quarta-feira, 20 de setembro, a região do Distrito do Campo Grande recebeu blitz educativa voltada para motociclistas, com a distribuição de cem antenas corta-pipa e motocheck-up gratuito. A ação fez parte da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023, preparada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 

A atividade foi realizada na área interna do estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras, na avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Ipaussurama. Além da parceira com o centro de compras, a ação também teve a participação da concessionária Japauto, com sorteio de voucher para troca de óleo e distribuição suportes para placas. No total, a Emdec distribuiu cem antenas.

A analista financeira Patrícia Lemos, 29 anos, teve a moto aprovada no motocheck-up e ganhou a antena. “Super bacana! E bastante importante, na verdade, para a população. Porque ajuda no trânsito. Estar com a antena (corta-pipa), nesta época. É muito importante”, afirma.

Patrícia anda de motocicleta todos os dias, tanto para lazer, como também para trabalho. Nunca sofreu sinistro (acidente) de trânsito. Mas tem um casal de irmãos, que também andam de moto, que já sofreram acidentes. “Por isso que é importante (ações como essa). Principalmente para tomar os devidos cuidados com a moto, fazer o check-up necessário regularmente. É bem bacana isso”, destaca. 

O gerente de loja, Diego Costa, 29 anos, também teve a moto aprovada na inspeção e recebeu a antena corta-pipa. “O pessoal, às vezes, está com a moto com alguma coisinha (problema) e não repara. É bom receber a orientação certa. Conscientização para o pessoal. Nada para multar. Conscientizar primeiro. É muito importante”, avalia. 

Iria dos Santos Oliveira, 25 anos, já sofreu dois acidentes de moto. Em um deles, ficou em coma por seis meses. A moto não foi aprovada na inspeção. Mas ele recebeu as orientações do que precisa fazer. “É muito boa (a ação). Prevenção”, afirma. 

Lucas Azevedo, 24 anos, operador de Circuito Fechado de televisão (CFTV), também aprovou a ação: “Muito bom! Porque conscientiza e instrui o pessoal a andar mais calmo no trânsito, respeitar a sinalização.” 

Conscientização 

A blitz integra a campanha de segurança viária #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, lançada no último dia 15 de setembro, que conscientiza sobre o respeito aos limites de velocidade das vias e alerta para as consequências de sinistros (acidentes) de trânsito. A campanha é uma parceira da Emdec com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). 

Além da entrega de antenas corta-pipa, foram distribuídos folhetos informativos da #Desacelera, que enfatizam o respeito aos limites de velocidade e à sinalização, o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança e a importância de evitar os pontos cegos. 

De acordo com levantamento realizado pela Emdec, com base em dados acumulados de 2018 até julho de 2023, dos cinquenta principais pontos críticos para acidentalidade no trânsito, na área urbana de Campinas, 18 estão no eixo da avenida John Boyd Dunlop. 

Mais ações 

As atividades voltadas para os motociclistas prosseguem. Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, terá treinamento sobre segurança viária, com a utilização de óculos de realidade virtual, para entregadores por aplicativo. Haverá simulação de situações cotidianas no trânsito. 

A ação, em parceira com o aplicativo Rappi, será nos períodos da manhã e tarde, na Sala de Treinamento da Emdec, na Vila Industrial. A expectativa é de reunir 50 entregadores parceiros do Rappi. Haverá distribuição de materiais de apoio, como jaquetas, antenas corta-pipa e bags de transporte. 

Também nestaa quinta haverá nova blitz educativa, voltada para motociclistas, na avenida Theodureto de Almeida Camargo, próximo à padaria Bambini. A ação começa a partir das 14h e segue até por volta das 16h. Ela é apoiada pela concessionária Rota das Bandeiras e faz parta da campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida. 

As programações podem sofrer alterações, dependendo das condições climáticas. 

Semob 2023  

Confira a programação da Semob 2023 no hotsite www.emdec.com.br/semob. As atividades seguem até o início de outubro.

Sair da versão mobile