Nossa Cidade
Cemitério da Saudade terá 11 câmeras de monitoramento, cerca elétrica e dobro de vigilantes
O Cemitério da Saudade de Campinas terá reforço no sistema de segurança a partir da próxima semana. Na quarta-feira, dia 29 de novembro, começa a instalação de 11 câmeras de monitoramento; também será duplicado o número de vigilantes e o campo santo ganhará uma cerca elétrica em toda a extensão dos muros recém-construídos. A ação faz parte das comemorações dos 250 anos de Campinas.
Uma reunião realizada ontem, 23 de novembro, entre o presidente da autarquia de Serviços Técnicos de Campinas (Setec), Enrique Lerena, e o diretor da Central de Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), André Luís Pacheco Pereira, definiu os locais e o cronograma para instalação das câmeras. As 11 câmeras cobrirão toda a extensão do Cemitério da Saudade, ou seja, mais de 180 mil metros quadrados.
Uma das câmeras é especial e permitirá a visão 360 graus da área. Todas serão interligadas ao sistema Monitora Campinas, um programa da Secretaria Municipal de Segurança Pública que tem como objetivo aumentar a capacidade de controle digital do município. Um sistema de inteligência artificial ampliará a capacidade de alertas das câmeras.
A Setec também vai ampliar de 4 para 8 o número de vigilantes trabalhando no Cemitério da Saudade diariamente. A medida será implementada a partir de 30 de novembro, quando uma nova empresa assumirá a área de vigilância da autarquia. A cerca elétrica também deverá começar a ser instalada até o final deste mês.
Segundo o presidente da autarquia, Enrique Lerena, “a intenção é cercar o Cemitério da Saudade de todas as formas possíveis física e virtualmente”. “Estamos investindo em sistemas modernos e avançados para garantir a segurança dos munícipes que visitam o local, bem como para proteger as obras de arte que ali ficam expostas”, diz.
O Cemitério da Saudade é considerado um museu a céu aberto de Campinas e abriga obras de arte tumular de diversos artistas plásticos, como a família Vélez, Lélio Coluccini, entre outros. Seu acervo, de pequenas e grandes obras, é importante como patrimônio histórico da cidade e deve ser preservado.
Revitalização
Neste ano, a Prefeitura iniciou um processo de revitalização do Cemitério da Saudade. O antigo muro foi demolido e foram construídos 1.076 metros lineares de um novo muro, com 1,5 metro de altura e a instalação de gradil com 2 metros, totalizando em média 3,5 metros de altura.
O Cemitério da Saudade é tombado e a intervenção teve que ser aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).
Com suas 112 quadras, o Cemitério da Saudade é o maior campo santo municipal de Campinas, localizado próximo à zona central da cidade, no tradicional bairro Ponte Preta. Abriga mais de 32 mil sepulturas, em estilo tradicional, dispostas em uma área de 181,5 mil metros quadrados. O mapa do Cemitério da Saudade é similar à planta de Campinas de 1878.
250 realizações
A instalação integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
Saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.