Nossa Cidade
Cemitério da Saudade terá troca e restauração de piso das ruas internas
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou, na manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, a ordem de serviço para início das obras de troca do piso e restauração do piso tombado nas ruas internas do Cemitério Municipal da Saudade, na Avenida da Saudade, Praça dos Voluntários, Swift. A obra, que faz parte do aniversário dos 250 anos de Campinas, começará a ser executada no dia 1º de março. Serão 18 mil metros quadrados de piso, sendo 11 mil de pedra portuguesa, onde é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), e 7 mil metros de piso intertravado, ecológico.
A área do cemitério é de 181, 5 mil metros quadrados, tem mais de 30 mil sepulturas distribuídas em 112 quadras. No local estão os restos mortais de personalidades como Francisco Glicério, Bento Quirino, Hércules Florence, Mário Gatti, entre tantos outros.
“O Cemitério da Saudade tem muita história, principalmente depois da epidemia de febre amarela. Aqui tem muita gente que ajudou a reconstruir a cidade naquele momento terrível”, disse o prefeito. “As obras que estão acontecendo no cemitério são muitos importantes para preservar a memória dos que estão aqui e para a população. É um museu a céu aberto ”, completou, destacando as outras obras de gestão da Setec, como a reconstrução do muro do cemitério da Saudade e de Sousas, o reforço na segurança do cemitério, a reforma do Mercadão Municipal, entre outras.
A obra será executada pela empresa Review Construtora e Incorporadora Ltda, com previsão de ser concluída até o fim deste ano. O investimento é de R$ 6.986.572,02.
“É uma obra muito importante para a cidade. A troca e a restauração do piso do cemitério fazem parte de um pacote de obras da Setec, que totalizam mais de R$ 20 milhões. Em fevereiro, a Setec completa 50 anos de vida e este é um grande presente.”, disse o presidente da Setec. Enrique Lerena.
A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, contou que estão sendo preparadas mais de 30 placas de sinalização e com histórias de personalidades que estão enterradas no Cemitério da Saudade. “Essas placas terão QR Code e as pessoas poderão consultar a história desses personagens. Há algum tempo a visita ao cemitério é um atrativo, como em muitos países. Vamos contar a história dessas personalidades.”. disse a secretária.
O Cemitério da Saudade é tombado desde 2023 pelo Condepacc. Esta é a 1ª revitalização do piso desde sua fundação, em 1880.
Também participaram da assinatura da ordem de serviço o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; o secretário adjunto de Serviços Públicos, Paulo Camargo; o vereador e ex-presidente da Setec, Arnaldo Salvetti; diretores, funcionários, entre outros.
Histórico do Cemitério da Saudade
Fundado em 1880, após o terreno ser doado à Prefeitura pelo Barão de Itatiba, o Cemitério da Saudade é considerado um dos mais importantes do Brasil por causa da riqueza arquitetônica e da importância das obras de arte que ostentam grande parte dos túmulos. Ao lado da entrada existe o mausoléu onde estão os restos mortais dos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, inaugurado em 9 de julho de 1935, projetado por Marcelino Velez.
250 anos de Campinas
A obra de troca e restauração do piso no Cemitério da Saudade integra uma série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
Saiba mais: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/