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Nossa Cidade

Central de Operações da Emdec soma 85 mil ocorrências atendidas em 2023

Vinte e quatro horas por dia a serviço da fluidez e da segurança viária. Com uma equipe de 14 agentes da mobilidade urbana ativos, que se revezam em turnos de seis horas, a Central de Monitoramento de Operações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) somou, em 2023, mais de 85 mil ocorrências atendidas em 2023. Em campo, são cerca de 340 agentes da mobilidade urbana.
 
Integrada à CIMCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), a Central de Operações da Emdec faz a gestão dos acionamentos e direciona os apoios operacionais prestados pelos agentes da mobilidade urbana nos quatro cantos da cidade.
 
Cerca de 60,6% do total de atendimentos envolve ocorrências gerais, que incluem operações de trânsito e transporte. Foram 51,6 mil atendimentos nessa categoria, tais como blitze de fiscalização, reserva de vagas e intervenção após derramamento de óleo na via.
 
A atuação dos agentes para salvar vidas também se destaca. A operacionalização do trânsito em casos de sinistros fatais, com vítimas, sem vítimas e atropelamentos alcançou 2.067 atendimentos. Já as ocorrências extraordinárias, tais como alagamentos, manifestações e quedas de postes nas vias, somaram 1,6 mil acionamentos.
      
O monitoramento prestado pelos agentes a obras e eventos alcançou 13,7% do total de ocorrências – 11,6 mil. A fiscalização de estacionamentos irregulares alcançou 4,2 mil ocorrências.
 
Completam o balanço apoios prestados em pontos que apresentam lentidão de trânsito (1,5 mil), semáforos inoperantes (2,2 mil), veículos quebrados (2,6 mil), falhas na via (3,7 mil) e os acionamentos de guinchos para remoção de veículos (3,8 mil).
 
“Além de ser o elo entre a população e os agentes nas ruas, Central de Operações da Emdec gera diversos dados sobre a dinâmica do trânsito, importantes para o planejamento da mobilidade no município”, destaca o coordenador da Central de Monitoramento de Operações, Marcelo Doque.
 
A Divisão de Operações da Emdec integra a CIMCamp, implantada em julho de 2006, que reúne no mesmo espaço agentes da mobilidade urbana, profissionais da Guarda Municipal, Sanasa e Defesa Civil. A CIMCamp conta com 235 câmeras para o monitoramento em tempo real.
 
Como acionar a Emdec
 
Para reportar emergências de trânsito (sinistros, estacionamento irregular e animais na via), a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas por dia. Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot da Emdec, disponível na página inicial, selecionando a opção “falar com atendente”.
 
A população conta ainda com o Fale Conosco Web (portal.emdec.com.br/faleconosco) e o aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store, para formalizar assuntos relacionados à fiscalização e sinalização, por exemplo.
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