Nossa Cidade
Centro de Resiliência de Campinas media autoavaliação de ações da RMC
O Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, concluiu nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a autoavaliação global da resiliência a desastres da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O recurso usado foi o Scorecard, instrumento da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) das Nações Unidas.
A ação foi realizada em parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), apoio do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, associação mundial de governos dedicados ao desenvolvimento sustentável, do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Unicamp e da Defesa Civil do Estado. A primeira atividade foi realizada na semana passada, no dia 7 de dezembro.
Participaram diretores da Agemcamp e representantes das cidades de Campinas, Artur Nogueira, Cosmópolis, Itatiba, Pedreira, Valinho se Jaguariúna. A oficina foi realizada na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral/Cati – Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Para a autoavaliação foi utilizado o mesmo modelo de Campinas, que já finalizou, com êxito, o Scorecard de autoavaliação da resiliência dos sistemas alimentares e do atendimento a pessoas com deficiência em situações de desastre. O Scorecard permite avaliar e aprimorar a resiliência em relação a desastres e emergências, tornando os municípios mais preparados para enfrentar situações adversas. Os resultados serão apresentados em janeiro de 2024 à Agemcamp e às Nações Unidas, após compilação e análise dos dados.
"A autoavaliação considerou o quanto a RMC está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os avanços em relação aos dez passos para a construção de cidades resilientes", afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
O evento teve a participação de Isadora Buchala, analista regional de resiliência no Iclei América do Sul, que falou sobre oportunidades de adaptação e resiliência urbana por meio dos ODS.