Nossa Cidade
Centro de Resiliência de Campinas participa de reunião virtual das Nações Unidas
Representantes do Centro de Resiliência de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, participaram de uma reunião virtual das Nações Unidas com outros centros brasileiros. Representantes das cidades de Recife, Salvador, Porto Alegre e Barcarena (PA) estiveram no encontro on-line.
Chamados de hubs de resiliência, essas cidades assumiram o compromisso de impulsionar a promoção da resiliência e das ações de redução de riscos de desastres em seus municípios e regiões. "Neste encontro, o CRDC e os demais representantes puderam apresentar as estratégias que serão adotadas por seus centros nos próximos dois anos", contou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Entre as ações futuras do CRDC estão a formação de agentes de mobilização para enfrentamento de eventos climáticos extremos e a criação de um sistema de alerta antecipado de multirriscos. Também destacam-se iniciativas como a integração do Plano Local de Resiliência ao Plano Local de Resiliência e intercâmbios com universidades e agências governamentais.
A equipe do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) também compartilhou qual será o suporte que poderá ser dado a cada hub. Entre os apoios possíveis estão oferecimento de workshops de assistência para elaboração de planos locais de resiliência, de pedidos de financiamento e patrocínio para participação em eventos internacionais.
Também participaram da reunião, Priscilla Pegoraro, articuladora da Secretaria Municipal de Saúde no CRDC; Lucilaina Teles, da Defesa Civil, mediadora do Scorecard de Inclusão de Pessoas com Deficiência; e Ana Júlia Moreira, da Defesa Civil.