Nossa Cidade
Centro de Resiliência de Campinas vai ajudar Pedreira com autoavaliação da resiliência
O Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, vai apoiar a cidade de Pedreira (SP) na realização da autoavaliação da resiliência por meio da ferramenta Scorecard da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) das Nações Unidas. A iniciativa foi apresentada durante reunião em Pedreira na tarde desta terça-feira, 28 de maio, com a presença do prefeito da cidade, Fábio Vinicius Polidoro.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, contou que a apresentação teve como objetivo apontar a importância de realizar o Scorecard. “É uma ferramenta para avaliar a capacidade de resposta e identificar áreas de vulnerabilidade, bem como necessidades de fortalecimento para o município”, disse.
Segundo Furtado, Campinas está à disposição de Pedreira para auxiliar a equipe da administração municipal na realização da autoavaliação. “Com a experiência acumulada com as autoavaliações locais e também com a da Região Metropolitana (RMC), que foi conduzida por Campinas, temos condições de auxiliar outras cidades em cada passo para que consigam completar o Scorecard. Essa contribuição faz parte, inclusive, de nosso compromisso como um centro de resiliência das Nações Unidas, afirmou.
O CRDC conduziu também o Scorecard que mediu a resiliência da Região Metropolitana de Campinas, por meio da mesma ferramenta. Finalizado em janeiro deste ano, o projeto permitiu que representantes dos municípios da Região Metropolitana de Campinas pudessem avaliar a capacidade de resposta e identificar áreas de vulnerabilidade e necessidades de fortalecimento na região.
Durante o encontro, Lucilaina Teles, agente da Defesa Civil de Campinas, explicou como foi feito o Scorecard de Inclusão de Pessoas com Deficiência em Situações de Desastres, do qual foi mediadora. O trabalho foi realizado em fases, incluindo apresentação do Scorecard, levantamento de todas as ações realizadas no âmbito de inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) e autoavaliação de cada um deles. Campinas também concluiu um Scorecard que mediu a resiliência dos Sistemas Alimentares.
Segundo o coordenador de Defesa Civil de Pedreira, Eduardo Pazini, a cidade já está trabalhando na implantação das metas do MCR2030 e tem avançado em projetos de resiliência. “Para que possamos continuar avançando, precisamos elaborar o Scorecard e buscamos ajuda de Campinas”, disse. Ele contou que o secretariado municipal está envolvido no projeto e que a próxima etapa será a aplicação da ferramenta, seguindo dos dez passos propopostos pelas Nações Unidas.
“Poderemos saber com exatidão como está nosso poderio de enfrentar qualquer desastre por meio do Scorecard que é uma fotografia da nossa realidade”, contou. A reunião foi muito produtiva e o apoio de Campinas será fundamental para o futuro das ações, segundo Pazini. “Queremos construir esse trabalho junto com Campinas”, disse Pazini.
O encontro também teve a participação dos secretários municipais de Pedreira: Segurança e Cidadania, Licurgo Costa; e de Educação, Mariangela Aparecida Rodrigues; além de representantes de outras pastas.