Nossa Cidade
Centro de Saúde do Village promove caminhada neste sábado
O Centro de Saúde Village promove, neste sábado, 27 de maio, uma caminhada com os usuários da unidade que participam das atividades integrativas, como Lian Gong, alongamento e exercícios físicos. A saída do grupo será do próprio CS, às 7h30. Não é preciso fazer inscrições, basta chegar no horário, usando tênis e uma roupa confortável. Os organizadores também indicam levar uma garrafinha de água e protetor solar.
“As práticas integrativas são complementares ao tratamento médico, principalmente no caso de pacientes com doenças crônicas. Elas também atuam de forma preventiva em relação ao surgimento de outras doenças”, disse a coordenadora do CS Village Liliane Gruli.
Ainda segundo a coordenadora, essas atividades também promovem a socialização e a troca entre os usuários. “É um momento de cuidar da saúde, mas de forma descontraída. Eles até criaram uma camiseta para identificar o grupo com o slogan ‘Sempre Jovens’”, completou.
A caminhada será acompanhada pelo fisioterapeuta e osteopata, Herbert Marcos Vieira. Ele também é especialista em urgência e emergência e faz parte da equipe do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) nos centros de saúde do Village e de Barão Geraldo.
Vieira explicou que após a pandemia as pessoas, principalmente as que eram mais idosas, começaram a apresentar queixas de depressão e de outras patologias. “Com a atividade em grupo, como caminhadas, conseguimos promover muito mais que benefícios físicos. A troca de experiências e sensações entre os pacientes faz com que eles se sintam mais acolhidos e entendidos quando o outro relata problemas parecidos”, disse.
Ainda segundo ele, os resultados são positivos. “Conseguimos diminuir dores, controlar a hipertensão e a diabetes com essas atividades. Elas também são importantes para diminuir risco de queda e melhorar a força muscular e o equilíbrio”, completou.
Aprovação
Carla Andréa da Silva Cucculo, de 57 anos, sempre praticou atividades físicas e se preocupou com a saúde. Há cerca de um ano começou a participar Lian Gong e alongamento no Centro de Saúde e já se programou para a caminhada de sábado. “Tem sido muito bom para a minha saúde e para a mente. Mesmo com a vida corrida, não deixo de ir”, disse.
Outra vantagem das atividades físicas, segundo Carla, é que seus exames estão ótimos e ela não precisa tomar nenhuma medicação de uso contínuo.
Aposentada desde 2016, Maria Elisabeth de Oliveira Alvarenga, de 56 anos, lembra que as atividades começaram com Lian Gong e aos poucos, outras foram incluídas, inclusive com caminhada aos sábados. “O pessoal é muito divertido, daria para escrever livros, de tanto que trocamos experiências de vida. Muitas pessoas relatam que a depressão vai embora”, disse.
Práticas Integrativas
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças.
Os grupos de caminhada fazem parte das Práticas Integrativas, oferecidas em todos os centros de saúde. No ano passado, a Secretaria de Saúde registrou um crescimento de 85,3% na procura pelas atividades – em 2022 foram 14.209 atendimentos. Em 2019, antes da pandemia, foram 7.670 (os números incluem grupos e atividades individuais). Assim como a demanda cresceu, a Pasta ampliou a oferta. Atualmente, cerca de 80% das unidades (14 Caps e 66 centros de saúde) oferecem pelo menos três práticas.