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Ceprocamp reforça ações para combater o bullying no ambiente escolar

Ações preventivas de combate ao bullying, com alertas para as sérias consequências causadas pela violência no ambiente escolar, fazem parte do projeto Ceprocamp contra o Bullying, desenvolvido pela equipe do Serviço de Apoio Escolar (SAE), em conjunto com o Núcleo Pedagógico do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), vinculado à Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec).

Iniciado em meados do ano passado, o projeto ganhou força no mês passado, com atividades integradas com a participação de alunos dos Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional de todas as unidades do Ceprocamp.

O projeto Ceprocamp contra o Bullying, desenvolvido pela equipe do Serviço de Apoio Escolar (SAE)projeto Ceprocamp contra o Bullying, desenvolvido pela equipe do Serviço de Apoio Escolar (SAE)projeto Ceprocamp contra o Bullying, desenvolvido pela equipe do Serviço de Apoio Escolar (SAE), o Ceprocamp buscou reforçar as informações para a comunidade escolar. Banners, folders, cartazes com definições de bullying elaboradas pelos alunos, informativos nas lousas digitais, livros e materiais para leitura em PDF enviados pela plataforma Google classroom, filmes, entre outros materiais sobre o assunto, permearam o cotidiano escolar no último mês.

“Na semana de 18 a 22/03, as atividades do projeto foram intensificadas com a ´”Semana de conscientização e combate ao bullying no Ceprocamp”, em que assumimos os tons laranja, para fazer referência também ao Março Laranja (mês dedicado ao combate ao bullying). A equipe do SAE e o Núcleo Pedagógico planejaram, conjuntamente com os docentes, atividades diferenciadas a serem desenvolvidas com todas os alunos”, afirma Andréa Jaconi, gerente dos Programas de Educação Profissional do Ceprocamp.

 “Além do material produzido pelos alunos, como cartazes, músicas, desenhos e poemas, houve palestras no Ceprocamp Centro com o tema, nos três períodos letivos, e transmitidas de forma remota às demais unidades descentralizadas”, completa Alessandra Brasca, assessora do Ceprocamp.

Sandra Mara Fulco, coordenadora do SAE, reforça a relevância dos debates e afirma que deveria perpassar por todo o trabalho pedagógico nas escolas. “Muitos alunos ainda não possuem conhecimento sobre essa temática e, com isso, acabam naturalizando a prática sem saber o que ela representa, o que causa e como buscar ajuda”, avalia Sandra.

A equipe do Ceprocamp dará sequência ao projeto de combate ao bullying, com novas proposições de trabalho coletivo, discussões e interações.  

 

 

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