Nossa Cidade
Cerimônia com 1,2 mil atletas abre a temporada 2024 do Campeonato de Futebol de Base de Campinas
O prefeito Dário Saadi abriu neste sábado, 20 de abril, a 14ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Base, na Arena Raphael Di Santo, no Jardim Garcia. O evento é promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas.
A cerimônia reuniu centenas de participantes entre pais, amigos, convidados e jogadores inscritos. A programação contou com desfile dos 1.200 atletas e dos representantes de cada comissão técnica numa cerimônia que teve aproximadamente 90 minutos de duração.
A primeira rodada do campeonato vai ser disputada no próximo sábado, dia 27 de abril, e as finais estão programadas para o dia 22 de junho.
O prefeito destacou a importância da adesão da comunidade e do Esporte para a formação dos jovens.
”Agradeço às 20 escolinhas de futebol e aos clubes que estão aqui representados. São 60 times disputando. Parabéns aos pais que dedicam tempo e atenção para acompanhar os filhos no esporte. Isto é fundamental para o futuro das crianças. Vamos fazer o melhor Campeonato Municipal de Futebol de Base que Campinas já teve”, afirmou.
O Campeonato Municipal de Futebol de Base tem caráter esportivo e educativo, porque estimula a inclusão, a boa convivência e a gentileza entre crianças e adolescentes na faixa etária de 9 anos até 15 anos. Alinhados com o espírito de cidadania que marca o campeonato desde a sua criação, a maioria dos jogadores contribuiu com um quilo de alimento não perecível. Tudo o que foi arrecadado será destinado ao banco de alimentos da Prefeitura de Municipal, que repassará às instituições assistenciais de Campinas.
As 20 agremiações que se inscreveram para disputar o Campeonato Municipal de Futebol de Base, obrigatoriamente, confirmaram presença nas três categorias: sub 11, sub 13 e sub 15, exigência do regulamento.
Sistema de disputa
O regulamento do Campeonato Municipal de Futebol de Base, na parte estrutural, é igual para as três categorias. As diferenças referem-se exclusivamente ao tempo de duração dos jogos e às bolas utilizadas. Na sub 11, são dois tempos de 20 minutos cada, com a bola número 4. Na sub 13, dois períodos de 25 minutos cada e a bola oficial sendo utilizada. E na sub 15, são dois tempos de 30 minutos cada e a bola oficial.
Na fase classificatória, cinco equipes formam quatro grupos jogando dentro do próprio grupo, sendo que as duas melhores campanhas garantem vagas para a etapa eliminatória. A partir daí, é mata mata nas fases de quartas de final, semifinais e final.
Grupos definidos
A formação dos grupos foi feita através de sorteio e a composição, que vale para as três categorias, ficou assim:
Grupo A
1- Associação dos Servidores
2- Ponte Preta Amoreiras
3- Projeto Bugrinho Estádio
4- Eurobarcelona
5- Águias
Grupo B
1- Boca Júnior
2- Ponte Preta Paineiras
3- LM Soccer
4- Hípica
5- Cecojam
Grupo C
1- Projeto Bugrinho Ouro Verde
2- Ponte Preta Nova Europa
3- Associação Itajaí
4- Shalk 09
5- R9
Grupo D
1- Clube Bonfim
2- Ponte Preta Ruy Rodrigues
3- Projeto Bugrinho Aurélia
4- Flamenguinho
5- Revela Soccer