Connect with us

Nossa Cidade

Cerimônia de Lavagem da Escadaria atrai milhares de pessoas ao centro da cidade

A tradicional Cerimônia da Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas atraiu milhares de pessoas ao Centro da cidade no Sábado de Aleluia. A Lavagem é um potente processo cultural de matriz africana na cidade, que acontece desde 1985, ou seja, há 39 anos conserva a tradição dos ritos afro-brasileiros.

Integrantes de religiões afro-brasileiras de Campinas e de outras cidades como de Salvador, São Paulo e região, além de curiosos, autoridades e apoiadores acompanharam a cerimônia, que começou logo pela manhã.

O cortejo saiu da Estação Cultura, desceu a Rua 13 de Maio, chegando na Praça da Catedral, iniciando a cerimônia de lavagem que presta homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.

As comunidades, no ritmo dos tambores, cantaram cânticos afros. Lavaram as escadas com água perfumada de alfazema e as mães e pais de santo distribuíram flores e salpicaram a água perfumada na população. Ao final, houve show com o cantor Renato da Rocinha.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, prestigiou o evento e saudou as mães Corajacy e Dango, as quais ele diz ter a honra de conhecer há muitos anos. Dário agradeceu a parceria da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e das emendas impositivas na realização do evento. Ele lembrou que nos anos de pandemia a cerimônia foi realizada de forma virtual.

“É uma honra para mim estar aqui hoje. A lavagem da escadaria da Catedral, que há muitos anos era vítima de preconceito, a realização dela é a reafirmação da postura da cidade, de todas as religiões de matriz africana, de toda a sociedade contra a injustiça religiosa, preconceito religioso e descriminalização religiosa”.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou a “resistência da cerimônia que há 39 anos representa a lavagem de qualquer injustiça, preconceito e acima de tudo como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Campinas; a gente fica muito feliz de fazer parte deste movimento e estar aqui junto”.

Sair da versão mobile