Nossa Cidade
Cerimônia marca início da jornada de 60 novos residentes médicos e multiprofissionais
Uma cerimônia de boas-vindas no Salão Vermelho da Prefeitura marcou o início da jornada de 60 novos profissionais residentes médicos e residentes da equipe multiprofissional que vão atuar na Rede Municipal de Saúde de Campinas por um período de dois a cinco anos. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º de março, e contou com a presença do prefeito Dário Saadi, do secretário de Saúde, Lair Zambon, e do presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.
Na recepção ao grupo, Dário Saadi contou um pouco sobre a evolução do programa de residência médica no Hospital Mário Gatti que, este ano, completa 40 anos de implantação. Falou também do tamanho da rede municipal de saúde, do número de atendimentos e da estrutura, do financiamento e desafios do atendimento pelo SUS.
“Vocês vão ter uma interface com o usuário do SUS municipal muito grande e isso torna o campo de estágio espetacular. Tenho certeza que vocês vão sair, depois da Residência aqui na Prefeitura de Campinas, pessoas melhores, seres humanos mais humanos mesmo, no verdadeiro sentido da palavra, e sem dúvida, vão fazer a diferença na vida de muita gente”, disse o prefeito.
Os residentes trabalharão distribuídos por toda a rede de saúde do município, desde a atenção primária, nos centros de saúde, passando pela atenção especializada em unidades como Caps e policlínicas, e também nas UPAs, Samu e nos hospitais Mário Gatti, Mário Gattinho e Complexo Hospitalar Edvaldo Orsi (Ouro Verde).
Os servidores municipais do SUS Campinas serão os preceptores e tutores dos residentes, conforme prevê o Programa mais Saúde Campinas.
Na área médica, o grupo é formado por profissionais nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, medicina de saúde da família e comunidade, medicina intensiva adulto, neurocirurgia, pediatria, psiquiatria, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, coloproctologia, urologia e medicina intensiva pediátrica .
Já a equipe multiprofissional é formada por residentes nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, odontologia, assistência social e educação física.
Os profissionais foram aprovados no edital nº4/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare).
Residência Médica
A Residência Médica é um tipo de pós-graduação que visa capacitar médicos por meio de cursos de especialização baseados em treinamento em serviços. É coordenada por instituições de saúde, com ou sem vínculo universitário. É regulada pela Lei 6.932/1981, que estabelece orientação de alto nível ético e profissional.
Esse tipo de ensino é reconhecido como a melhor maneira de formar profissionais médicos, sendo parte essencial da sua qualificação. É um ensino prático que incorpora, por sua essência, o critério ético à prática da profissão.