Connect with us

Nossa Cidade

Cerimônia na Ceasa Campinas celebra 20 anos de fundação do Banco de Alimentos

Os 20 anos do Banco Municipal de Alimentos foram comemorados na Ceasa Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas) na manhã desta sexta-feira, 28 de julho. Fundado em maio de 2003, o serviço é um equipamento de segurança alimentar e nutricional que distribui alimentos saudáveis e adequados à população em situação de insegurança alimentar. Cerca de 32 mil pessoas são atendidas por mês por meio de 120 entidades socioassistenciais cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH).

O evento, que contou com a participação da banda da oficina de música do Instituto Paulo Freire, reuniu autoridades, representantes de entidades, vereadores e colaboradores. O vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais, Wanderley Almeida, representando o prefeito Dário Saadi, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão e a colaboração da sociedade nas campanhas de arrecadação. “Hoje é um dia festivo. Quero destacar a participação do povo campineiro que toda vez que é chamado para contribuir é sempre muito solidário, somos uma metrópole reconhecida como cidade solidária e o Banco é reflexo disso”, colocou.

O Banco arrecada doações para distribuir às entidades que preparam os alimentos para servir refeições na própria instituição e também podem entregar cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste último caso, a retirada é feita na sede da organização socioassistencial que fica no território onde essa família mora.

A secretária da SMASDH, Vandecleya Moro reforçou a importância desse serviço na atuação da Secretaria. “O Banco tem um papel fundamental quando falamos da erradicação da insegurança alimentar com a distribuição das doações. Muitas vezes, a única refeição balanceada, que as pessoas atendidas pelas instituições fazem no dia é a que chega pelo nosso Banco de Alimentos. Portanto, esse trabalho é essencial para que quem tem fome tenha acesso aos alimentos”, destacou a secretária.

Além da distribuição de alimentos, o órgão também realiza palestras e cursos sobre manipulação e aproveitamento integral de alimentos e oferece orientações nas entidades e nos eventos. Conta com parceria de universidades para o desenvolvimento de projetos de reeducação nutricional e de conscientização sobre o consumo.

O Banco de Alimentos é resultado de uma parceria entre a SMASDH e a Ceasa/Campinas que foi escolhido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP) como modelo para a formulação de políticas de segurança alimentar para todo o Estado de São Paulo.

O presidente do entreposto, Valter Greve, comentou a importância da Ceasa neste processo. “A Ceasa/Campinas é reponsável pela logística de distribuição dos alimentos que chegam ao Banco. Nos últimos 10 anos, distribuímos mais de 9 milhões de quilos de alimentos, por isso, a participação da Ceasa é de grande valia para a sociedade”, expôs.

Números

Neste ano de 2023, de janeiro a junho, foram arrecadados 156.642,19 kg e atendidas 122.677 pessoas. Em 2022, o Banco de Alimentos arrecadou 403.974,84 kg de doações, uma média de mais de 33 toneladas por mês. Foram atendidas 189.946 pessoas. 

No período da pandemia, o serviço arrecadou 956.973,9 kg de alimentos em 2021 (183.470 pessoas atendidas) e 1.265.793,03 kg em 2020 (284.120 pessoas atendidas). Na época, foram realizadas campanhas especiais para o atendimento da população afetada pela pandemia de covid-19. Em 2019, no periódo anterior, foram 417.087,43 kg de arrecadação, quantidade que atendeu a 179 mil pessoas. 

Todos os itens são triados, organizados e distribuídos para as entidades cadastradas. 

Pela qualidade e seriedade do serviço oferecido, em 2017, o órgão recebeu, pela segunda vez, o prêmio “Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição”, do Governo do Estado de São Paulo. Também foi escolhido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP) como modelo para a formulação de políticas de segurança alimentar para todo o Estado de São Paulo. Junto com a Ceasa Campinas se filiou à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, sendo os primeiros neste segmento a obter a filiação.

Sair da versão mobile