Esportes
Chile supera Bolívia e consegue primeira vitória na Copa América
O Chile derrotou a Bolívia por 1 a 0, no final da tarde desta sexta-feira (18) na Arena Pantanal, em jogo válido pela 2ª rodada do Grupo A da Copa América.
¡FINAL DEL PARTIDO! @LaRoja venció 1-0 a @laverde_fbf con gol de Ben Brereton y consiguió su primera victoria en la CONMEBOL #CopaAmérica 2021
🇨🇱 Chile 🆚 Bolivia 🇧🇴#VibraElContinente #VibraOContinente pic.twitter.com/7ONAINNeBC
— Copa América (@CopaAmerica) June 18, 2021
Com este triunfo, alcançado graças a gol do atacante Brereton, o Chile fica na liderança provisória da chave com quatro pontos. Já a Bolívia é a lanterna da chave com zero pontos em dois jogos.
Agora, os chilenos torcem para um empate do jogo das 21h (horário de Brasília) entre Argentina, com um ponto até agora, e Uruguai, que estreia no torneio. Os dois times da Bacia do Rio da Prata fazem o clássico sul-americano no fechamento da rodada no Mané Garrincha, em Brasília.
Apesar da derrota boliviana, o grande nome da partida foi o goleiro Carlos Lampe. Ele fez no mínimo cinco grandes defesas, evitando que o placar fosse ainda mais elástico nos 45 minutos iniciais. A primeira delas foi aos três minutos. Após cobrança de escanteio de Aranguiz, Meneses bateu de primeira e Lampe voou no canto direito para salvar a Bolívia.
Porém, aos nove minutos o Chile abriu o placar, quando Brereton aproveitou a dividida entre Vargas e a zaga boliviana para chutar forte rasteiro da entrada da área. Aos 14, o camisa 22 voltou a finalizar com perigo, ao se antecipar e cabecear forte para o gol. Seria o segundo chileno, mas Lampe entrou em ação novamente para fazer outra grande defesa.
⚽👏🏻 The ball broke free, @benbreo cut inside and fired it into the bottom corner.
🇨🇱 @LaRoja‘s new Stoke-born striking hero! #RockingTheContinent #VibraElContinente pic.twitter.com/znsOdRdK0Q
— Copa América (@CopaAmerica) June 18, 2021
Aos 15, Pulgar bateu colocado no ângulo. O goleiro boliviano, atento, fez outra bela defesa. No minuto seguinte, ele salvou conclusão de Meneses. Aos 22, Brereton ficou novamente perto de marcar após passe de Eduardo Vargas. O jogador do Atlético-MG teve duas oportunidades aos 35. Às costas do zagueiro Justino, Vargas fica cara a cara com Lampe e chutou forte para bela defesa do boliviano. Na volta, sozinho, ele chutou para fora. Dois minutos depois, foi a vez de Meneses desperdiçar mais uma chance.
No retorno do intervalo, o cenário do jogo mudou um pouco. Com o placar favorável, o Chile reduziu o ritmo e a Bolívia conseguiu chegar com algum perigo. Logo no primeiro minuto, Saavedra bateu de fora da área, mas o goleiro Bravo encaixou. Aos 10, Saavedra chegou com perigo de novo, quando, após jogada pela direita, bateu forte de perna direita para defesa de Bravo.
Calma, Chile. El capitán está en la portería 😎
🇨🇱 Chile 🆚 Bolivia 🇧🇴#VibraElContinente #VibraOContinente pic.twitter.com/5hYMBeLUmE
— Copa América (@CopaAmerica) June 18, 2021
Aos 27 minutos, o lateral Bejarano finalizou de dentro da área e o goleiro chileno ficou só na torcida acompanhando a bola passar raspando a trave. Aos 34, mais uma vez Cláudio Bravo só torceu, quando Bejarano teve nova oportunidade. Já na reta final da partida, aos 47, o Chile marcou o segundo gol com Eduardo Vargas, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento.
O próximo jogo do Chile será na próxima segunda-feira (21), contra o Uruguai, na Arena Pantanal. A Bolívia volta a atuar apenas na quinta-feira (24), contra o Uruguai, também em Cuiabá.