Nossa Cidade
Cia Histriônica apresenta Alma Boa: Uma Parábola Chinesa no Castro Mendes
A Cia Histriônica de Teatro apresenta nos dias 5, 6 e 7 de outubro o espetáculo “Alma Boa: Uma Parábola Chinesa” no Teatro Municipal Castro Mendes. As sessões acontecerão nos três dias às 20h e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro.
Em Alma Boa, os atores e atrizes da companhia, sediada em Campinas, encenam a parábola de Setsuan, escrita pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Na história, três deuses são enviados à Terra para encontrar uma alma boa que justifique a existência do planeta. A partir do encontro com a personagem Chen Te, uma prostituta, a peça se desenvolve trazendo reflexões sobre a sociedade, seus comportamentos e as relações com o outro e consigo mesmo, entre outros temas que vão sendo aprofundados de forma descontraída e reflexiva ao mesmo tempo.
Este ciclo de apresentações no Teatro Castro Mendes, um dos mais antigos e tradicionais palcos de Campinas, marca o retorno de Alma Boa aos palcos presenciais da cidade após o período crítico da pandemia causada pela covid-19.
Além disso, o momento tem um quê de especial: a única vez em que o grupo se apresentou no mesmo local foi em 2016, ocasião em que lançava a versão atual do mesmo espetáculo – concebido originalmente em outro formato em 2013. “Estamos animados, ansiosos e muito honrados em apresentar Alma Boa neste palco que já recebeu grandes nomes do teatro brasileiro. Será um momento especial para nós e para o público, com toda certeza”, afirma Júlia Munhoz, uma das atrizes da Histriônica.
O espetáculo
Alma Boa é um espetáculo singular. Em uma só montagem, a Cia reúne música, risadas, movimentos coreografados e identificações com os personagens; e ao mesmo tempo reflexões profundas sobre o amor, a convivência, conflitos e comportamentos comuns em sociedade. Setsuan é a cidade onde tudo acontece – mas não é de se espantar a mente relacionar as situações fictícias dali com muito do que se vê acontecer hoje em diversas partes do planeta.
Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo é apresentado com música ao vivo de Henrique Cantalogo e Felipe Macedo e parte do estudo do teatro épico e do pensamento científico para construção de uma reflexão sobre as relações e comportamentos humanos enquanto sociedade neste planeta.
“O mundo não pode permanecer como está e precisa ser destruído a não ser que se encontre ao menos uma alma boa que o justifique. Três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Já prestes a desistir são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre todos os requisitos que procuram, exceto por um: é uma prostituta”, conta o grupo, resumindo a história retratada no espetáculo.
Serviço
“Alma Boa: Uma Parábola Chinesa”
Dias: 5, 6 e 7 de outubro
Horário: 20h
Onde: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas/SP
Valores: R$ 15 (meia) ou R$ 30 (inteira)
Ingressos: pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: 12 anos