Connect with us

Nossa Cidade

Ciclo de debates sobre proteção social começa abordando o atendimento à pessoa idosa

O primeiro dia do Ciclo de Debates da Proteção Social Especial: Conhecimentos e Práticas, realizado na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro, no Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, destacou o atendimento a idosos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Os seminários prosseguem na quinta-feira, abordando o tema da violência, e na sexta-feira, com a questão do atendimento à população em situação de rua.

O propósito do ciclo de debates é fortalecer os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os eventos são direcionados a profissionais da rede socioassistencial, das demais políticas públicas, a conselheiros e a todos os interessados nos temas em questão. 

A secretária Vandecleya Moro presidiu a abertura dos trabalhos e comentou os recentes avanços no atendimento ao público 60+, como o Centro Dia da Pessoa Idosa Maria Gonzalez Alvarez, inaugurado em setembro deste ano, a ampliação em 54% da oferta de vagas das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em junho de 2022, chegando à capacidade de atendimento de 200 pessoas.

No primeiro dia, Marília Viana Berzins, assistente social e especialista em Gerontologia, compartilhou conhecimentos sobre como lidar com as questões relacionadas ao envelhecimento da população.

Quinta-feira

Na quinta-feira, 19 de outubro, o tema será “Escuta da Violência – Cuidar do que Fica” com a médica psicanalista Rosana Teresa Onocko Campos, coordenadora do Coletivo de Pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental na Unicamp.

Sexta-feira

Encerrando a semana, na sexta-feira, 20 de outubro, o tema será “Perspectivas da Política de Assistência Social voltada à População em Situação de Rua – 10 Anos do Centro Pop”. O último dia abordará as perspectivas da Política de Assistência Social direcionada à população em situação de rua, com representantes dos Serviços da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade para essa população. 

A secretaria trabalha atualmente com 15 distintas políticas públicas voltadas à população em situação de rua e a cidade é considerada referência nacional no tema. Segundo a contagem de 2021 realizada pela prefeitura, o município tem 932 pessoas em situação de rua.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com