Connect with us

Nossa Cidade

Cidadania de gente grande: com presidente eleito e projetos de lei em elaboração, Parlamento Jovem volta ao Plenário na próxima terça (15)

Não é sempre que se vê uma comemoração com assobios e gritos quando um vereador é eleito presidente da Mesa, nem é comum o parlamentar sair correndo vibrando para abraçar o padrinho político, muito menos dizer na entrevista após a eleição : “Vou ser sincero, não tô  querendo me achar, mas foi bem fácil: a minha, como é que chama? A minha ansiedade, o  meu vigor me ajudou!”. Considerando-se, porém, que o eleito tem 13 anos e foi escolhido por seus pares de faixa etária semelhante para coordenar a 1ª edição do novo Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Campinas, o entusiasmo fica mais do que entendido.

“O entusiasmo deles é contagiante. Ver todos esses adolescentes querendo participar mais da vida da sociedade, se envolver e aprender sobre política, nos traz a certeza de que vem por aí uma nova geração que pode fazer a diferença na conquista de uma sociedade melhor, mais engajada na luta pelo bem comum”, diz o vereador Rafa Zimbaldi, presidente da Câmara Municipal de Campinas e responsável pelo reinício do Parlamento Jovem – a última edição do projeto havia ocorrido oito anos atrás e em moldes bastante diferentes, sem que houvesse uma formação mais ampla dos professores e alunos participantes, como ocorre agora.

 

A posse dos 33 vereadores-estudantes – 18 dos quais são meninas de 13 a 15 anos – ocorreu na manhã desta quinta (10), em um plenário repleto de alunos, professores e funcionários de escolas municipais além de, claro, familiares dos  jovens participantes.  Os adolescentes, que foram eleitos pelos colegas de escola municipal para fazerem parte do PJ, tiveram ainda a companhia dos 17 vereadores que escolheram como padrinhos e que irão acompanhá-los durante o ano no desenvolvimento dos projetos.

Depois de tomarem posse e de um curto intervalo, os vereadores-estudantes voltaram ao plenário para eleger a Mesa Diretora: quatro chapas concorreram e a vencedora foi a Rede Jovem, com 17 votos, seguida por  Juventude Ativa  (7) Inove (5) e Representatividade (4). “A gente lutou, seguiu a democracia e conseguiu vencer porque soube argumentar com os demais de modo que aceitassem nossas ideias para ajudar a nossa sociedade”, diz Douglas Henryque Ynácio dos Santos, aluno da EMEF Sylvia Simões Magro que encabeçou a chapa Rede foi eleito presidente do PJ.

Simpático e desenvolto, o garoto antecipa um projeto de lei interessante que pretende propor no Parlamento Jovem. “É muito difícil ter atendimento psicológico no SUS, por isso nossa proposta é de que as escolas municipais tenham seu próprio psicólogo, para atender os alunos que precisarem e, caso necessário um tratamento mais amplo, já fazer a triagem e o encaminhamento para a rede pública”, diz.

 

Douglas também pensa grande sobre o próprio PJ. “O Parlamento Jovem é muito importante, pois incentiva os jovens, temos que levar pra outras cidades, tem que ter parlamentos Jovens em todo o Brasil”, diz. Vale lembrar que os estudantes-vereadores seguem os mesmos modelos de processos legais praticados pelos vereadores de verdade e que projetos apresentados por eles, caso viáveis, podem ser aproveitados pela Casa, sempre registrando a origem e dando mérito ao Parlamento Jovem.

A próxima reunião do PJ já tem data certa para ocorrer: ela está marcada para a terça-feira da semana que vem, dia 15 de maio, das 9h30 às 11h30. Assim como ocorre com as reuniões ordinárias do Legislativo, o encontro tem transmissão ao vivo pela TV Câmara Campinas, em sinal digital 39.3, pelo canal 4 da NET, canal 9 da Vivo Fibra ou ainda pela Internet (fanpage do Legislativo e canal de Youtube da TV Câmara).

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com