Nossa Cidade
Ciência e Arte no Inverno (Cafin) incentiva alunos a buscar vida acadêmica
Em sua quarta edição, o programa Ciência e Arte no Inverno (Cafin) leva 92 alunos de 30 escolas da rede pública municipal para conhecer de perto a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) por meio de oficinas, palestras e apresentações culturais, de ciências e artes. O programa começou na última segunda-feira, dia 15 de julho, e vai até a próxima sexta-feira, dia 19. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e a Unicamp.
O objetivo é atrair jovens para a Ciência e a Arte. Segundo documento entregue aos participantes do programa, a melhor maneira de despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas é envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas relacionadas com os desafios atuais das ciências e das artes e com o ambiente de pesquisa na universidade.
Estiveram presentes na abertura do 4º Cafin, a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer; a reitora em exercício da Unicamp, Teresa Celina; além de representantes do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (NAED) de Campinas e de pró-reitorias da universidade. Houve também apresentação da escola pública de música Primeira Nota, outra parceria entre Secretaria e Unicamp para a formação musical.
Para a secretária de Educação, a oportunidade que os jovens estão tendo na Unicamp, os incentivou a estudar, questionar e se esforçar. “Essa vivência vai ficar marcada na vida de vocês, aproveitem”, disse Solange aos presentes.
Futuro universitário
Os participantes da quarta edição do programa Ciência e Arte no Inverno (Cafin) foram escolhidos pelas equipes de cada escola. Para participar, eles precisavam estar no 8° ou no 9° ano do Ensino Fundamental e cada unidade podia solicitar até três vagas.
O Cafin vai contar com atividades sobre construção de robôs, uso de emojis e dicionários, produtos integrais de panificação e de produção de máscaras, entre outras. Os alunos vão fazer as refeições no Restaurante Universitário (RU) e terão transporte oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.